Saudosismo

Me lembro bem de quando tinha meus 7, 8 anos. Reclamava que meus pais não me deixavam comer besteira, brincar até tarde, e tomar refrigerante. Os anos se passaram, e lá para os meus 15 anos lembrava com grande saudade, dessa época. Já não me lembrava mais das reclamações que naqueles dias me deixavam emburrado. Mas agora essas memórias vinham com um saudosismo, de quando eu "era feliz e não sabia". Minhas reclamações nessa altura era o quanto meus pais não me entendiam, o quanto eu me sentia "podado" por eles, o quão independente eu já julgava ser. Minha vida, aos meus olhos, era muito, mas muito injusta.

E como o tempo não para, os anos se passaram e na virada da minha segunda década de vida, lá estava o saudosismo novamente. Lembrava da minha "aborrecência" com a mesma saudade que lembrei da minha infância naquela época. Em como tudo era fácil, em como a escola era fácil, em como era bom não ter responsabilidades, em como era bom ser aborrecente. Por que com 20 anos, na faculdade, minha vida era a pior possível, eu já morava sozinho, meus pais ainda me tratavam como criança. Como eles não podiam ver que eu crescera. Que agora, na faculdade eu era dono do meu próprio nariz, era só isso que eu podia pensar.

E hoje, do alto dos meus 24 anos, lembro desse passado não muito distante, também com saudade. A faculdade como unica e exclusiva responsabilidade, não me parece mais tão ruim. Hoje sim, minha vida é estressante, nada pode ser pior que trabalhar, estudar, começar a me preocupar com contas, prazos...

Mas parando pra pensar nisso tudo eu percebi. Sempre que passamos de uma fase pra outra, relembramos nosso passado com uma saudade imensa, com uma vontade de voltar e reviver aquela época. Mesmo com todas as injustiças que na época julgávamos tão sem razão. Imagine como seria, se no lugar de toda essa insatisfação, nós passássemos a , DE FATO, aproveitar o que vivemos. Se com tantas injustiças, lembramos com tanta felicidade. Imagine como seriam nossas lembranças...

Por isso, hoje quando eu penso em reclamar do quão minha vida está estressante, irritante e injusta. Eu me imagino daqui a 10, 20 anos. E do que lembrarei com tanto gosto, tanta vontade de reviver. E ai sim, eu passo a realmente aproveitar minha vida, meu presente.

NEOQEAVJF

GL
Enviado por GL em 18/08/2013
Código do texto: T4440017
Classificação de conteúdo: seguro