O AMOR E A FORMA.

Desperdiçar o tempo com coisas vãs. Ocupação inconsequente. Estou atarefado sempre, todo o tempo. Com o quê? Algo que o fará crescer, que traga mais paz interior, que resolva em parte suas grandes indagações? Alguns mal se recordam com o que estiveram ocupados.

A forma é plena, nunca vazia, a forma incorpora objetividades visíveis. A forma é material, traz consequências tangíveis. A ocupação com a forma é necessária, mas não leva a passeios edificadores. Por vezes a necessariedade é vã.

No vazio sensitivo inexiste forma, mas há materialidade no sentimento que se exterioriza e faz crescer, no amor manifestado existe objeto, e objeto tem forma, assim é possível materializar o amor, no abraço, na expressão declinada e confessada, na solidariedade incondicional, no zelo e vigilância para os que nos são caros e mesmo na caridade doada ao desconhecido.

“Deus é”, e não está na forma, não sabemos o que é, mas Nele confiamos, pelo amor que nos dirige e nos embala e faz crescer. O “não ser” em forma se mostra sendo quando ama. Deus faz de seus filhos veículo de sentimento.

A verdade não nasce teoricamente, nem por investigação puramente filosófica, antes é correspondência exata com a realidade, e o amor é um grande veículo da realidade, é visível.

A forma surge, também, da imaterialidade, pelo amor, força que impulsiona e move toda a natureza, torna-se pelo sentimento materializada por multiplicação.

Nada há de estranho em não mudar o agora espiritual tratado como forma sendo sentimento múltiplo.

Por isso devemos nos esforçar para o agora espiritual não ser vão.

A verdade suprema de todas as religiões e ideologias é o estado de consciência de entrega do sentimento e da crença, e ele é forma quando surge e se articula com gigantesca força, é o agora, e o agora é presença desde que haja amor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/08/2013
Código do texto: T4438736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.