POR QUE ALGUNS SONHOS SÃO FADADOS AO FRACASSO?

Certa feita, um engenheiro de obras do então presidente Getúlio Vargas, apresentou-lhe um projeto denominado “AV. 10 de Novembro”. O presidente olhou-o e, sem hesitar, disse: vai ficar muito caro, não temos condições! Semanas depois, tentando entender o motivo da recusa, observou algo que, até então, lhe passara despercebido. Imediatamente apagou o nome e escreveu: “Av. Presidente Vargas” e, numa nova e definitiva tentativa, recorreu à análise do chefe de estado. Este, ao vê-lo, num olhar penetrante, respondeu com uma pergunta: Quando ficará pronto?

Observe que estamos diante de duas situações. A 1ª: um projeto bem elaborado que condizia com a realidade do momento, porém descartado por uma falha imperceptível ao seu autor.

A 2ª: o mesmo projeto com apenas uma modificação no nome.

Quantas vezes pensamos estar agindo da maneira certa e, simplesmente, não obtemos êxito em nosso desempenho. Idealizamos planos e projetos, engravidamos daquele ideal e, repentinamente, quando pensamos dar à luz ao tão esperado sonho, somos decepcionados pelo que chamamos de acaso e, então, só nos resta lamentar pelo fracasso. Não existe acaso e sim atitudes mal elaboradas. Em contrapartida, faz-se necessária uma análise para uma conclusão que, certamente, nos direcionará a uma precisa e providente resposta: redefina suas estratégias! Sim, nem sempre a culpa e dos planos idealizados, mas das estratégias neles usadas.

O engenheiro percebeu com exatidão essa falha ao apresentar um projeto que, em sua concepção, era perfeitamente viável, porém rejeitado sob o olhar atento do senhor da nação. Sabedor de que estava no caminho certo, redefiniu suas estratégias e agiu de forma inteligente: mudou o nome.

Quando Getúlio leu: Av. Presidente Vargas, sua leitura crítica se direcionou ao sucesso do projeto através de sua forma representativa.

Perceba que o problema não está no que você faz, mas na forma que o faz. Portanto, cabe perfeitamente aqui citar uma célere frase de Vinícius de Moraes: “Somos o que somos, mas somos principalmente aquilo que fazemos pra mudar o que somos”. Em outras palavras, o que somos é um fato incontestável. O que de fato importa é o que estamos fazendo para mudar enquanto pais, filhos, irmãos, amigos, cidadãos e profissionais?

Ninguém é tão perfeito que não precise se reciclar e nem tão sábio que não necessite aprender algo mais.

Nossos projetos só são fadados ao fracasso quando não os analisamos sob o prisma de um olhar crítico. Só porque não deu certo, vamos desistir ou persistir, mudando a forma de combate?

A vida é uma guerra, com períodos de paz e de alvoroços, cabendo a nós o nobre papel (mesmo que nem sempre fácil) de administrá-la a nosso favor. Portanto, não desista de seus sonhos só porque se fragmentaram, mas insista em seu sucesso, porque, de tanto tentar, uma hora você conseguirá.

A vida é mesmo assim, somente com determinação e audácia se chega ao pódio.

Eis o caminho a percorrer. Saia de sua inércia e movimente-se rumo à vitória. Você ai vencer com certeza!

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 16/08/2013
Código do texto: T4437688
Classificação de conteúdo: seguro