Sabem o que é Jacu Bird Coffee?

Se você sabe inglês naturalmente já traduziu, mas mesmo que o tenha feito, provavelmente não sabe do que se trata. Pois bem, trata-se de “café retirado do excremento de jacu”. Isto mesmo! Talvez você pergunte: Mas o que é jacu? “É o nome de algumas espécies de aves que habitam as florestas da América do Sul. Assemelham-se às galinhas, mas, ao contrário destas, vivem nas árvores, em bandos mais ou menos numerosos, embora às vezes desçam ao chão. Possuem cauda e corpo alongados, bico curto e um topete baixo, acompanhando o perfil da cabeça”.

O nome dessa ave é muito usado quando querem se referirem a uma pessoa que considerem jeca, boba ou casca grossa. Dizem que a razão disso é por causa da aparência desajeitada que o jacu tem. Além disso, o seu comportamento parece desnorteado, lembrando uma pessoa desajeitada nos modos e no vestir. Existe ainda a “Foto Jacu", que registra momentos divertidos em viagens do tipo, momento "mico" que todo bom turista paga!

Pois bem, esta ave come os grãos de café e assim que são expelidos são colhidos, ou melhor, catados ou separados. Segundo, pesquisei, os jacus escolhem os melhores grãos para devorar e esses saem inteiros, porém com menos acidez.

O cafeicultor Henrique Sloper de Araújo, proprietário de uma fazenda no Espírito Santo ao voltar de um passeio às ilhas da Indonésia teve a ideia de explorar esse produto. Lá existe um mamífero chamado civeta que ingere as cerejas maduras de café e descarta os grãos intactos. Eles são recolhidos para serem higienizados e torrados. Este café é o mais caro do mundo e é chamado Kopi Luwak.

Sloper se inspirou neste café e usou processo semelhante: recolheu o descarte dos jacus, beneficiou os grãos e experimentou o café. O resultado surpreendeu pela qualidade e o café produzido em "sociedade" com o jacu, virou a estrela da fazenda.

Durante o Euro Gusto, que reúne a cada dois anos produtores orgânicos e biodinâmicos em torno de ingredientes, cujos métodos de preparo, cultivo e fabricação artesanais agregam valor aos produtos expostos, o café Jacu Bird foi um dos grandes destaques no estante do barista e torrefador francês Hyppolyte Courty, da cafeteria parisiense L'Abre à Café e foi destaque na França.

O Jacu Bird Coffee ganhou o selo de segundo mais exótico do mundo e será representante do Brasil nas Olimpíadas de 2014. O quilo da iguaria custa R$ 272, 00!

Eu me contento com os grãos de café normais por dois motivos bem óbvios: primeiro por que ele não precisa fazer o percurso no interior do jacu e, segundo, por causa do preço acessível. E vocês? Acham que vale a pena pagar esse preço para saborearem o Jacu Bird Coffee?

Déa Miranda
Enviado por Déa Miranda em 15/08/2013
Código do texto: T4436363
Classificação de conteúdo: seguro