Creme de abóbora


Muita gente gosta de abóbora, seja o doce ou aquele purê salgado e bem temperado de nome quibebe. Algumas pessoas também gostam de comê-la somente cozida no vapor, como acompanhamento de carnes. Eu não. Para mim nenhuma dessas opções cai bem. Certa vez, porém, durante uma festa, me serviram sopa de abóbora que não pude deixar de tomar. Comecei experimentando devagarzinho e vi que estava boa, mas logo percebi que nela havia creme de leite.  Assim é fácil, pensei, tudo que leva creme de leite fica bom! Mas como não devo ingerir esse creme a torto e a direito, nunca mais pensei na tal sopa de abóbora.

O tempo passou e outro dia fui convidada para ‘um caldinho’ em casa de uma amiga. Achei interessante a ideia do cardápio. No bufê havia dois tipos de sopa: caldo de legumes com frango desfiado e creme de abóbora. E para acompanhar, torradinhas, pão sueco e... queijo gorgonzola! Decidi, então, experimentar novamente o creme de abóbora, desta vez por sugestão da anfitriã, junto com um naco de gorgonzola que foi se derretendo no prato. Nem preciso dizer que ficou uma delícia.

Agora, com a chegada do frio, resolvi fazer minha própria sopa de abóbora, só que em versão mais light. Coloquei os pedaços de abóbora para cozinhar no caldo de legumes, juntei alho e cebola refogados e logo tudo ficou pronto. Deixei amornar e bati no liquidificador. Na hora de tomar, misturei uma colherzinha de requeijão no prato. Ficou muito boa também.