Uma Cena Estranha

Costumo, sempre, quando me dirijo para o centro da cidade entrar em livrarias e ficar olhando, nas prateleiras, a fim de saber se há alguma novidade literária.

Determinado dia, em uma dessas andanças, entrei em uma livraria local e deparei com uma cena um tanto estranha.

Concentrado na observação de alguns livros, fui despertado pela chegada de uma senhora distinta, educada, que perguntou a um rapaz:

- Vocês têm o livro... (e citou o título do livro que não me lembro no momento).

- Sim, disse o rapaz. Temos, mas só temos um único exemplar.

Fiquei observando, porquanto gostaria de saber que livro era esse que havia somente um exemplar.

- Faça-me o favor, moço, - disse a senhora – eu estou trabalhando, aqui no Teatro Arthur Azevedo, ajudando na apresentação de uma peça para crianças e eu não tenho o dinheiro aqui no momento. Guarde-o para mim que mais tarde virei buscá-lo.

- Perfeitamente, senhora, eu o guardarei, pode ficar descansada.

Para minha surpresa o rapaz abriu o livro e no canto superior direito do mesmo via-se o preço do exemplar que estava anotado a lápis. Ele pegou uma borracha, apagou o preço anterior e escreveu outro que equivalia a duas vezes o valor real do livro, justamente no momento em que a referida senhora ia saindo.

Fiquei indignado com a desonestidade do rapaz. Tive ímpetos de chamar aquela senhora e contar-lhe toda a verdade. O mais interessante é que ele viu que eu tudo presenciei e nem por isso ele vacilou. Entretanto, refleti: se eu contasse para a senhora poderia resultar daí uma discussão, uma agressão, um crime.

Alguém poderia dizer que eu estava contribuindo para a divulgação da desonestidade, do descaramento de pessoas, da exploração desmedida de pessoas honestas.

Não disse nada, porquanto eu achava estar contribuindo para a paz, e por ter certeza de que podemos nos livrar da justiça dos homens. Contudo, não nos livraremos de pagar os nossos débitos e erros, porquanto a justiça de Deus não falha.

Calei-me, portanto.

251085

Rubem Pereira
Enviado por Rubem Pereira em 14/08/2013
Reeditado em 04/02/2014
Código do texto: T4434408
Classificação de conteúdo: seguro