Mudanças

Mudanças

Estamos vivendo tempos de mudanças. Mudanças, algumas até audaciosas, tais como a união entre pessoas do mesmo sexo. Cuidado com as taxas de natalidade!

Mudanças até na Madre Igreja – “Eu sou pobre, pobre, pobre de marre deci. Eu sou rica, rica, rica de marre deci” -, salve Francisco!

Mudanças... Ou retomada de atitude comportamental “dos nossos jovens”. No fim da década de 60 do século passado, mais precisamente em 1968...jovens estudantes do velho continente, Europa, França e do novo continente, America do Sul, Brasil, Foram às ruas e gritaram... Quem não se lembra do jovem estudante secundarista, o mártir Edson Luiz de Lima Souto, naquela histórica passeata?... Todos às ruas... Ah, sim! Nenhum deles mascarados! Democracia sem máscaras, às claras! Nenhum deles “convocados à sorrelfa” pela internet. Mudanças só motivadas pelo resgate da cidadania com dignidade. Vivíamos então nas trevas da ditadura militar... Velhos tempos, e as demandas permanecem ainda hoje, nestes tempos novos, a nos mostrar que não foram em vão aquelas lutas, são necessárias mais .Naqueles tempos outras lutas aconteceram, mais manifestações, mais o “grito das ruas” foram ouvidas...”Diretas Já”; “Fora Collor”...

Hoje, nestes novos tempos, e as velhas demandas... Os jovens... Nas ruas! Reivindicam, gritam exigem “Mudanças”. Estão difusas... “Mas mudanças já”! Milton Gonçalves enxergou e lamentou: “população brasileira é formada por 52% de negros, não vê rostos negros nas manifestações”... Onde andariam eles?

Mudanças... Agora! Mudanças/reforma Política. Por que não?

Vamos lá: 1) Campanha com financiamento público; 2) Tempo de TV/rádios, pagos com os recursos do financiamento público. Cada Partido, ao seu talante, contrataria o “seu tempo”, pelo melhor/menor preço, pela TV/rádio de sua livre escolha, e no horário que melhor lhe conviesse. Tudo acompanhado pelo TSE. 3) Acabaria com o Fundo Partidário. A sustentação dos Partidos se daria pela melhor aplicação do Financiamento Público e com contribuição dos seus filiados – Executivo e Legislativo e simpatizantes; 4) Eleições em 2 turnos e majoritárias: a) Lista fechada p/ partido 1º Turno; b) Candidatos mais votados p/partido 2º Turno. Eleitos os candidatos mais votados, cotejados entre todos os partidos.

Nada de voto distrital!

5) Proibição de coligações em todos níveis. 6) Reeleição somente para Presidente da República; 7) Reeleição somente uma vez, para o mesmo cargo, para os parlamentares de todos os níveis; 8) Tempo de campanha: 45 dias – 30 p/ 1º Turno e 15 p/ 2º Turno.

Sou do tempo em que ser Político era uma atividade nobre... Acho que a Democracia não funciona sem Partidos Políticos e nem sem Políticos.

“E Política é administrar controvérsias, buscar o consenso, pacificar extremos”!

BNandú ago/2013

BNandú
Enviado por BNandú em 14/08/2013
Código do texto: T4433574
Classificação de conteúdo: seguro