AGOSTO - MÊS DO CACHORRO LOUCO?

O agosto transcorrendo e eu, passeando pelo Google, à procura de curiosidades sobre o mês que marca minha entrada no mundo físico. Não sou afeita à crendices, não sou nada supersticiosa e acredito que para tudo existe uma explicação. Até para o "cachorro louco" do mês de agosto! Lembro-me que, criança ainda, eu tinha um certo receio pois nos diziam que o cão, quando atacado pela raiva, andava com o rabo abaixado. E eu passava longe desses! Hoje eu sei que cachorro baixa a cola quando está com medo de outros cães, principalmente quando invade uma rua que não é seu território. Mas, enfim, mais um estigma para o meu querido agosto! Que, como tudo, tem uma explicação racional.

Obviamente que não é, como dizem alguns baseados no fato que cachorro detesta foguetes, resultado dos rojões das festas juninas que antecedem o agosto. Nem, como dizem outros, que é nesse mês que a Carrocinha mais gosta de capturar animais de rua. Até nem sei se ainda existem Carrocinhas de pegar cães na rua... Outros chegam ao extremo de dizer que antigamente muita gente era encontrada morta nos bosques, com mordidas e arranhões muito grandes e que nem seriam mais de um cachorro comum, mas de um Lobisomem... Bem, aí está mais para homem que para cachorro... Para outros é devido ao fato da maioria das cadelas entrarem no cio nesse mês, porque cadela no cio = cachorro louco para namorar! Mas cadela entra em cio duas vezes por ano... Então por que culpar o agosto por isso? Até porque, com a vacinação, não se tem mais tanto motivo para que o mês de agosto continue com esse estigma!

Mas, enfim, parece que por aí podemos ter uma explicação que faz mais sentido. Em agosto a quantidade de cadelas no cio aumenta devido às condições climáticas e a luta entre os machos faz com que a raiva, transmitida pela saliva bicho, se espalhe. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”.

Não sou especialista em cachorros, mas, segundo os entendidos, a infecção no homem é provocada pela mordedura de um animal contaminado e ataca o cérebro, levando à morte. E como a raiva não tem cura, melhor prevenir e vacinar a cachorrada! Mas sem esquecer que o maior transmissor da raiva entre os animais, no Brasil, ainda é o morcego...

Giustina
Enviado por Giustina em 13/08/2013
Código do texto: T4432968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.