A CORRUPÇÃO DESTRÓI NOSSO HUMOR

A CORRUPÇÃO DESTRÓI NOSSO HUMOR

“Acredito no que é, no seu poder de fazer, de se dirigir, de progredir, de manter o emprego, a família e mesmo a paz interior. Olhe para dentro de si e sinta a força. Convença-se de ser capaz de realizar mais do que pode imaginar, resolver qualquer problema, tornar realidade os sonhos e amar intensamente.” (Lourival Lopes).

É fato da observação que todos nós hominais, passamos, periodicamente, por variações de humor. Especialistas afirmam que na fase de eutimia (palavra que deriva do grego eu=normal+timo=humor). Essa sinonímia como é definido por Demócrito como um estado de equilíbrio no humor e por Sêneca como um estado de tranquilidade, um ponto de estabilidade entre humor deprimido e humor eufórico. Trata-se do ponto de equilíbrio entre a distimia (humor constantemente baixo) e sua versão mais intensa, a depressão maior, quando da hipomania (humor constantemente elevado) e sua versão mais intensa, a mania. Sendo assim, é o objetivo dos tratamentos de transtornos de humor como ciclotimia e transtorno bipolar. A ciclotimia é uma doença afetiva e uma forma de Distúrbio Bipolar do humor.

Ela é definida dentro do espectro das doenças bipolares, mas possui CID próprio (F34. 0) e consiste em recorrentes variações de humor, variando entre hipomania e distimia ou depressão. Um único episódio de hipomania é suficiente para diagnosticar a ciclotimia, entretanto, a maior parte dos afetados também sofrem com períodos de distimia. O diagnóstico da ciclotimia não é feito quando há um histórico de episódios de mania ou depressão profunda. A porcentagem da população que sofre com a moléstia gira em torno de 0,4% a 1%. A frequência é igual para ambos os sexos, mas normalmente as mulheres procuram tratamento mais rapidamente.

Na fase da eutimia, sentimo-nos em paz com nós mesmos e com o mundo, encaramos os acontecimentos da vida com otimismo, experimentamos prazer em nos comunicarmos com os outros, damos expansão à alegria que nos vai pela alma, demonstramos possuir coragem suficiente para enfrentar quaisquer dificuldades, somos capazes de relevar coisas desagradáveis que nos aconteçam, e assim por diante, conforme nos explicita Rodolfo Calligaris. Perguntarão alguns curiosos, será que a avalanche de corrupção no País pode causar todo efeito maligno na população? Para os mais preocupados, amam a sua pátria e almejam uma nação próspera e com seu povo feliz os entraves e as consequências de uma corrupção megalomaníaca pode sim, causar diversos transtornos de humor. Numa sociedade competitiva por excelência e indiferente, tornamo-nos pessimistas e embrutecidos. O propinoduto do tucanato paulista – como funciona o esquema montado há quase 20 anos para desviar dinheiro das obras do Metrô e dos trens metropolitanos de São Paulo. E aí indagamos: Será que só existem Metrô e trens metropolitanos em São Paulo? Será que nos outros Estados está tudo normal e sem problemas? Documentos exclusivos mostram as conexões em paraísos fiscais, pagamento para empresas de fachada e saques na boca do caixa.

O cartel envolve multinacionais e já arrecadou pelo menos US$ 50 milhões. O cartel operou no governo de Mário Covas, Alckmim e Serra desde 1995. A corrupção que envolve grandes políticos atrasa a nação e deixa a população desconfiada e sem opção para escolher um bom candidato para representar-lhe nas próximas eleições. Enquanto isso, a saúde arqueja, a educação entra em estado de catalepsia e a segurança em letargia. Sinceramente, não sabemos como o Brasil, um país tão rico e de um povo pacato possa suportar tantos deslizes políticos sem que nenhuma solução seja encontrada para acabar com esse engorda, engorda. São Paulo o maior estado brasileiro teve e tem em suas hostes três políticos corruptos e com caras de santinhos.

Escândalo do Metrô – Os tucanos já sabiam. Os documentos do Tribunal de Contas e do Ministério Público que há cinco anos alertam o governo paulista sobre as fraudes nas licitações. Meu Deus como os governantes políticos adoram licitações viciadas. 11 indiciados pela Polícia Federal são ligados ao propinoduto do PSDB. Como o esquema operou também em Brasília envolvendo os ex-governadores Arruda e Roriz. A nova vida do superexecutivo que a Siemens demitiu por causa das propinas. Duvidamos que no governo dos militares toda essa parafernália tivesse passado em branco. Nem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tomou conhecimento de nada e nem a sua sucessora Dilma Roussef. Geraldo Alkimim o atual governador de São Paulo participa das administrações do PSDB em São Paulo desde 1995.

Criado para desviar milhões das obras do Metrô e dos trens metropolitanos foi montado durante os governos do PSDB em São Paulo. Lobistas e autoridades ligadas aos tucanos operavam por meio de empresas de fachada. Não suportamos mais tanta corrupção e impunidade, visto que, o problema do mensalão ainda não foi concluído e ninguém sabe quando, e já rolam outros esquemas bilionários em que estão envolvidos três governadores de São Paulo e um ex- candidato a presidência da República. É dose cavalar suportar toda essa roubalheira e todos continuarem na impunidade. O escândalo que saiu dos trilhos, isto é, descarrilou, mas será que os envolvidos serão julgados, presos e devolverão o dinheiro afanado?

Os governadores tucanos Mário Covas, José Serra e Geral Alckmim nada fizeram para conter o esquema de corrupção. De acordo com uma planilha de pagamentos obtida pela revista “Isto É”, a empresa alemã pagou à MGE R$ 2,8 milhões até junho de 2006. Desse total, pelo menos R$ 2,1 milhões foram sacados na boca do caixa por representantes da MGE para serem distribuídos a políticos e diretores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), segundo a denúncia. Além de subcontratar empresas que serviram de ponte para o desvio de dinheiro público, o esquema valeu-se de operações em paraísos fiscais. Suspeitos - segundo o ex-funcionário da Siemens, Ronaldo Moriyama, diretor da MGE, e Décio Tambelli ex-diretor do Metrô, integravam o esquema.

Documento assinado em abril de 2000 entre a Siemens e a Offshore Leraway Consulting, localizada no Uruguai, previa comissão de 5% para o lobista que intermediou contratos com o metrô de São Paulo durante governos do PSDB (Partido Social e Democrático Brasileiro), que de democrático e social não tem nada. Os políticos do PSDB a fatia seria bem maior 7,5% e também para os diretores da área de transportes sobre trilhos. De acordo com investigações realizadas por promotores na Alemanha, França e Suíça, a Siemens e a Alston corromperam funcionários públicos e empresários durante quase duas décadas do governo do PSDB em São Paulo. O dinheiro da propina sai das sedes das empresas Siemens e Alston no Brasil e segue direto para as respectivas matrizes na Alemanha e França.

De lá, os valores do suborno são creditados em contas de pessoas físicas e jurídicas em paraísos fiscais, na Suíça e Uruguai. Os recursos são repassados das “offshores” (Leraway Consulting S/A e Gantown Consulting S/A), controladas por brasileiros, para firmas de fachadas, como a MGE, como pagamento por supostos serviços de consultoria prestados a Alston e a Siemens. Por fim, as comissões são pagas - a integrantes - do esquema que envolveu governos do PSDB. CADE- O acerto com o Cade – Ao celebrar o acordo de tendência com o Conselho Administrativo de defesa Econômica (CADE) – em que se compromete a denunciar o esquema de cartel do qual faz parte-, o conglomerado alemão Siemens ampara-se em uma mudança de legislação ocorrida em novembro de 2011 que garante a si e aos seus executivos que colaborem com a investigação imunidade administrativa e criminal [...]. Foram R$ 12,6 billhões.

Dono de uma ilha paradisíaca em Paraty, no Rio de Janeiro, o ex-conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Robson Marinho, ligado ao ex-governador Mário Covas, aparece em investigação internacional sobre o propinoduto. É um caso grave em que a Polícia Federal deve raspar o tacho até não ter mais nada para chegar aos ladrões dos cofres públicos que zombam da população e ainda são coniventes na falta de recursos para a saúde, para a segurança e para a educação dos brasileiros. Essa corja alia-se a outras corjas e continuam surrupiando o dinheiro público, em consequência a população fica mais pobre, mais carente e o Brasil vai se desmanchando como sonrisal num copo d’água.

Já estamos prevendo os escândalos que surgiram depois da Copa do Mundo de 204. Quando a maioria dos políticos brasileiros irão deixar de sugar os cofres públicos e trazer benefícios para a população brasileira? Pelo visto e pelo exposto, nunca. Foram três alertas ignorados. Em 2008, em 2009, em 2010. Em 2010 o TCE apontou para um conluio entre as empresas que participaram da licitação. Será que licitação agora significa afanação de dinheiro público e enriquecimento ilícito? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 13/08/2013
Código do texto: T4432964
Classificação de conteúdo: seguro