Crônica Bônus: terça-feira 13, única em 2013!
Olá meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 (isso, subiu a média de leitores ocasionais deste cronista de 35 para 36!) que passam por aqui de vez em quando para dar uma lida e uma curtida (estou poético hoje, rimando).
Como eu havia me comprometido na sexta, estou aqui hoje, na hora exata (17h19min), pois essa é uma data digna de uma CRÔNICA BÔNUS deste Bacamarte.
Só temos "terça 13" quando temos "sexta 23", e isso só acontece em agosto esse ano, ou seja, HOJE!
HOJE É A ÚNICA TERÇA 13 QUE TEMOS EM 2013.
Coincidências sobre coincidências, acabo que ver (são 10h da manhã) que minhas duas crônicas anteriores tem nesse momento, respectivamente... 13 e 23 leituras, o que é uma coincidência bem interessante, não é mesmo?
Tem uma outra coincidência com esses números na data de hoje que eu fiquei bem triste em saber, que se refere a um episódio ruim na vida de uma querida Amiga aqui do RL. Um sincero abraço SM, que essa minha crônica lhe seja um pequeno bálsamo!
Como 23 é o NOSSO NÚMERO; como sempre faço crônicas sobre sexta-feira 13 aqui; e como só tem terça 13 quando tem sexta 23 num mês, resolvi escrever essa "crônica bônus", pois as terças-feiras 13 merecem ter um status semelhante ao das sextas-feiras 13, só que, pelo que escreverei a seguir, UM STATUS NO SENTIDO INVERSO DO DAS SEXTAS...
---
FIZ UMA PESQUISA NO GOOGLE SOBRE A TERÇA, buscando algumas curiosidades. Não tem muita coisa, mas eis o que achei de mais significativo:
- COMEÇO "pelo começo", pelo livro bíblico Gênesis, que refere ao TERCEIRO DIA:
"Disse Deus: As águas que estão debaixo do céu se reúnam num só lugar e apareça superfície enxuta! E foi feito. Deus chamou a superfície enxuta de terra e às águas reunidas deu o nome de mar. Disse Deus: Produza a terra ervas, plantas e árvores frutíferas. E assim se fez".
Fonte:http://salmos.a77.com.br/biblia_sagrada/passagem_da_biblia_1.php
Assim, numa terça Ele fez o mar e a terra, uma maravilha da criação divina. Sempre que eu vou na praia de Torres entendo isso perfeitamente, que lugar mais lindo!
- SEGUINDO a cronologia, temos a TERÇA-FEIRA SANTA, onde encontrei isso na busca:
" O dia de terça feira da última semana que Jesus passou na terra, antes da Sua morte na cruz, foi, sem dúvida, o mais movimentado do Seu ministério. O dia começou bem cedo, com a saída de Jesus e Seus discípulos de Betânia para Jerusalém, e terminou pela noite dentro, num jantar, em Betânia, onde Maria unge Jesus para a sepultura e de onde Judas sai, possuído por Satanás, para trair o seu Mestre, entregando-o aos principais dos sacerdotes e capitães do templo (Lucas 22:1-6)".
Fonte: http://archote.blogs.sapo.pt/3032.html
- ADIANTE, achei algo sobre a TERÇA-FEIRA GORDA de carnaval:
"Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).5 O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
- DEPOIS acho referência à TERÇA-FEIRA NEGRA, que é a única menção que sugere uma semelhança, como "dia de azar", com a sexta-feira 13:
"A terça-feira negra, assim chamado o dia 29 de Outubro de 1929, marcado pela série de suicídios ocorridos em decorrência do desespero dos acionistas que faliram com a queda da New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Iorque) em Wall Street",
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ter%C3%A7a-feira_negra
- POR último, de significativo, vi uma menção à SUPER TERÇA, nos EUA:
"Nos Estados Unidos, "Super Terça" (Super Tuesday) refere-se a uma terça-feira que costuma ser em Fevereiro ou Março, em anos de eleições presidenciais. É o dia em que um grande número de estados têm eleições primárias, e o dia em que se elege o maior número de delegados; portanto, é um dia em que realizam eleições muito decisivas nas escolhas dos candidatos de um ou dos dois partidos."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Ter%C3%A7a
---
Logo, com base nessa minha pequena pesquisa no Google, percebemos que a TERÇA-FEIRA 13, ao contrário da SEXTA-FEIRA 13, tem um significado, geralmente, positivo na história.
Até a referência á terça-feira Negra pode ser vista como positiva, visto que a quebra da bolsa de Nova York pode ser vista com uma sinal dos céus aos homens, por sua ganância material.
------------
(AVISO: Nessa sexta vou estar offline. Logo, publicarei a crônica neste sábado, dia 17, às 17;19, mesmo horário de sempre.)
Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.
Mais textos em:
http://charkycity.blogspot.com
(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né.)