MEIA IDADE e o TRABALHO!

Cresce a cada dia o número de pessoas em busca de emprego/trabalho, estabilidade profissional. E há um público onde esta busca se acentua, pois junto dela acumula-se uma barreira: a meia idade. A meia idade é uma fase do ciclo vital que se estende aproximadamente dos 40 aos 60 anos e, neste período em que as reavaliações são características, há de se considerar, nos dias atuais, as dificuldades apresentadas para inserção deste público no mercado de trabalho. Ainda, tão fatídica é a realidade, que originou páginas nas redes sociais destinadas a abordar o presente tema.

Essa barreira enfrentada pelo público que esta perfazendo a meia idade, reflete-se em muitas das vezes em grandes problemas, pois nesta incessante busca da inserção no mercado de trabalho sem sucesso acarreta no desencadeamento de vários sintomas.

Os dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam um visível acréscimo na expectativa de vida a cada ano, portanto, deve haver uma manutenção integral do mercado de trabalho a fim de atender este público, pois os dados divulgados ratificam que o Brasil se torna um país cada vez mais longevo, “para nossa alegria!”. Que a expectativa cresça cada vez mais e que a qualidade de vida acompanhe este crescimento, que haja adaptações do mercado de trabalho a fim de atender estes Brasileiros.

Imprescindível são as mudanças de comportamento para o aumento da longevidade, atestam os especialistas, entre estas mudanças há enfase em uma vida profissional ativa, obviamente que respeitando as limitações, assim como tudo que fizemos em nossas vidas. Então, prudência!

Ainda, estudos nos trazem a importância da manutenção do público da meia idade inserido no mercado de trabalho, sendo estes capazes de produzir de forma igual ou maior aos de idades inferiores. A humanidade está alcançando idades muito maiores e pessoas de 50, 60 e mais anos, embora maduras e saudáveis, devido aos progressos da medicina e outras ciências, veem-se ameaçadas pelo desemprego: são preteridos pelos mais jovens, não levando em consideração o cunho curricular profissional que cada um tem a oferecer, fazendo crer que o que esta em jogo é a idade e não as qualificações e experiências profissionais que cada um tem a apresentar. Não entendo, quando se é muito jovem não há oportunidade justamente por assim ser. Muitos não querem cultivar a semente, para que assim ela possa germinar, outros diante da árvore já florida desconhecem a beleza da mesma.

É preciso acabar com os rótulos! A meia idade não pode ser uma barreira, igualmente a juventude não deve ser, aliás, barreiras não deveriam existir neste contexto. É preciso dar oportunidade para TODOS, não desejo priorização, mas sim, IGUALDADE. Oportunidade para Jovens e Idosos, valorizando as habilidades que cada público possui. Sim, possuímos habilidades distintas, para áreas diferentes, mas com o mesmo objetivo: PRODUZIR!

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 09/08/2013
Código do texto: T4426948
Classificação de conteúdo: seguro