VELHO PAI

Meu Velho Pai, permita que o trate assim; não sei porque motivo, mas todo pai é sempre chamado de velho. Claro que velho, não no sentido depreciativo, mas algo valioso, insubstituível, assim como nosso afeto, nossa casa e nossos laços de amizade familiar. Tem mais, você depois DELA, é a pessoa mais antiga nas minhas recordações afetivas. E são tantas! Mas voltando à palavra velho, ouso dizer que, você é um velho querido, porque antes de tudo é o meu maior amigo.

Você jamais chega em casa sem perguntar por mim (por nós, seus filhos), e enquanto você não nos beija a todos, não faz qualquer atividade. Faz sim, lava as mãos, antes de pegar nas nossas. Olha, estou com a palavra velho na cabeça, toda vez que associo seu nome, e não sabia os motivos; mas até que em fim me veio a luz que me clareou a men te. É que esta semna vi um menino soltando papagaio e me lembrei daqueles que você me fazia, porém quem os levantava para os céus, não era outro senão você mesmo, porém mais para seu deleite, porque eu mesmo, só segurava na carretilha. Mas também eu era tão pequeno, que quando acordava à noite e chorava não era de frio, mas de medo, e você na sabedoria de pai, aqpenas dizia- Vem dormir comigo, e era quanto bastava para o chouro acabar. E as vezes que fomos ao circo, ver aqueles palhaços, coitados, tão desenxabidos, e você ali, preocupado, perguntando-me:

-Tá gostando? Ora, nem precisava responder, estavam estampadas na minha face, duas alegrias. Ver o palhaço e conviver com a natureza, que os antigos conheciam por tradição oral, transmitida por gerações. É fato que você nunca me falou dessas coisas, porque isso não fazia parte do seu dia a dia; mas em compensação me deu a conhecer certos encantamento do mundo infantil, como, lobisomem, mula-sem-cabeça, saci-pererê e ainda de quebra, me "apresentou" Tiradentes, Jesus Cristo e outros personagens de transcendência muito especial. Por todos estes eventos diferentes e importantes, foi muitíssimo especial ter um velho Pai como você, que me ensinou quanta coisa, que estou certo, nem todos os pais, sabem conta-las e sabe por que? Poque eles não são Velhos Pais! Não aprenderam o sedutor encanto da boa conversa paterna! Só são pais, não tiveram oportunidade de aprender a acrescentar algo mais. E é por isso que você continua sendo um Velho Pai, muito especial.

Bem, acho que é tempo de ir terminando esta mensagem; mas prometo-lhe que guardarei sempre esta imagem. Você sempre mais velho, sempre mais amigo, sempre mais companheiro!.

Ciro

Ciro
Enviado por Ciro em 09/08/2013
Código do texto: T4426510
Classificação de conteúdo: seguro