FESTAS ÀS MARGENS DO GUARIBAS

Também era comum antigamente, notadamente até os meados da década de 70, a realização de piqueniques à sombra de árvores frondosas situadas às margens do rio Guaribas, como oiticicas, mangueiras, tamarineiras, dentre outras. Essas gigantescas árvores proporcionavam uma sombra amena e extensa e muito propícia às festas de piqueniques organizadas por pessoas do lugar, especialmente os jovens. Depois da refeição festiva, promoviam-se, às vezes, de forma improvisada uma pequena festa dançante ali entre os participantes do piquenique, que no ritmo e no embalo de músicas da Jovem Guarda, rodopiavam aos pares pela roda de dança naquele chão de terra batida que fora alimpado exclusivamente para a realização da festa de piquenique. Na maioria das vezes o som rolava o dia inteiro durante aquelas festas que começavam mais ou menos umas duas horas antes do meio-dia, prolongando-se até o entardecer.

Em alguns casos havia por ocasião daquelas festas ao ar livre, banho nas águas frias e cristalinas do rio Guaribas e diversão também pelas areias brancas do velho rio. Apesar de ainda ser criança naquela época, lembro-me de ter visto alguns piqueniques aqui em nossa região de Picos.

É bem verdade que esse tipo de festa era também praticado debaixo de grandes árvores situadas mais longe do rio Guaribas em outras roças e áreas localizadas preferencialmente à beira de caminhos e becos aqui da nossa região. Além das refeições, havia também bebidas, elementos estes imprescindíveis à realização daqueles tipos de festas de diversão.

Picos, 26 de janeiro de 2010.

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 08/08/2013
Reeditado em 08/08/2013
Código do texto: T4425225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.