Pedaços do grito eloquente do silêncio
Ouvi, numa farpa, uma vez alguém dizer que todo mundo tem sempre uma saída pra o entrave do outro,com tanto que ela dê no objetivo que se quer ... Sei lá que bicho me mordeu, de repente essa história de que a dor emburrece seja mesmo verdade, e essa, de fato doeu. Como a situação era delicada e com uma puta mordida no orgulho já ferido, calculei pelo senso comum: dois + dois, aproximadamente 4.... Logo, se o entrave levou ao fim do diálogo, é porque o objetivo que se quer não me inclui. Simples e dolorido assim. Não duvidei da máxima. Não questionei. Não considerei o fato de que o resto do mundo não sofre do autismo relacional que eu.Nem mesmo desconfiei que isso podia não ser uma regra de uso geral.( cresci ouvindo que quem quer encontra um jeito e quem não quer uma desculpa.Me tornei hábil em lidar com os dois) Eu julguei que isso fosse mesmo verdade e toda verdade deve ser experimentada para não tornar se arremedo de pretensão.
Dessa vez, não havia subtexto, subentendido, uma coisa feita para outra intenção acontecer.Nenhum subterfúgio. O hábito torto de bater na cangalha para ver se o burro entende esteve sumariamente de férias. Eu não queria mesmo te ver e tomei todas as medidas para isso.
Sentia um certo medo da raiva, da mágoa, da crueldade, de perder o controle, de topar provocação de revidar sem medir forças e perceber depois que perdi a paz. Só que quando você acredita ter encontrado uma resposta... O inesperado abre outra estranha porta onde várias perguntas ridicularizam sua resposta quase certa. No meio da euforia de assistir meu músico preferido e na certeza que você fugiria de mim mais que o diabo da cruz, a alma ia leve ansiosa ,apenas, com o tempo de chegar mais rápido. O show já havia começado. Eu torturava o taxista para chegar mais rápido quando aquela criatura sádica falou:
_ Aí, quando terminar o show cê vai ver um outro artista no palco que vai entregar uma caricatura.
_ você disse que ele nem estava na cidade...
_ Eu posso ter mentido.
_ Não tem problema! Nós sairemos antes do bis.
_ Nós quem?
_ Tá bom, eu saio antes do bis.
Olho para fora da janela, doida pra fugir do assunto e reencontrar a leveza.
Tanta gente voltando... Será que foi só meia hora de show? Moço, pelo amor de deus essa praça não chega nunca! Já tem uma multidão voltando.
E é aí, que tua imagem surge. Caminha sozinho com olhos vazios de quem nada vê,como se toda a cidade não passasse mesmo, enfim, de um lugar comum insignificante. O rosto contraído e pálido um desenho nítido de amargura. Até um cego veria o sofrimento que tua face estampa. Não sinto mágoa, raiva, sequer teço considerações... Me lembro de quando me alunos pequenos entram assim no SOE, e como diz Marlúcia , já se enquadram no ângulo do meu colo até sem olhar direito onde estou. Lembro num flash a imagem selada na minha mente de uma construção de gigante, rosto corado, riso fácil, um jeito charmoso e engraçado de esticar o pescoço enquanto conversa. Ouvinte atento, raciocínio rápido, senso de humor afiado... Meu deus! O que foi feito de você para estar assim? Lembro do único amor a que você se permitiu e que foi embora .A memória da minha pele sabe que a saudade é uma dor que não sabe parar. Descubro que não é possível encontrar uma saída para o entrave do outro, mesmo quando ele vai dar no objetivo que se quer. Era mentira! Ou engano? Se tua máxima fosse verdade, seria possível que eu fosse onde fosse preciso .( Nem que fosse no Tártaro parar tira - la das mãos de Hades) e recuperasse essa única pessoa a quem você dedicou teus sentimentos pela eternidade, aplicar - lhe um sonoro par de bofetadas para ela tornar - se esperta e ser menos egoísta dessa vez e não esquecer que quem é amado precisa cuidar se bem para não causar sofrimentos evitáveis a quem o ama. Se tua prerrogativa fosse verdade eu a levaria para você inteira e sã nem que fosse arrastada pelos cabelos pelo objetivo direto e simples de vê lo de novo gigante e menino. Feliz e bem amado como deveria ser! Não existe saída para o entrave do outro, de acordo com nossos objetivos... O entrave do outro só pode ser saído com ou sem pulsão tânatos a partir dele próprio.E os nossos objetivos? Bom, isso já é assunto para uma outra conversa que eu desejo,que, não aconteça e não seja nem mesmo conhecida.