ACONTECIMENTOS MACABROS NO BRASIL

ACONTECIMENTOS MACABROS NO BRASIL

“Guarde com você as boas recordações e não sofra com aquelas que o feriram. Do passado distante ou próximo, devemos conservar apenas as lembranças felizes, desde que não façamos delas momentos de saudosismo exagerado, que nos deixariam tristonhos. Viva o agora. O ontem é tempo que não volta mais. Concentre-se no hoje. Encare os erros passados como lições, que contribuíram para o seu amadurecimento. Só vale a pena recordar aquilo que traz felicidade”. (Valdemir Barbosa).

Notícias com manchetes escabrosas borram as mídias escritas de todo o Brasil. São fatos e acontecimentos já conhecidos do público, no entanto, a justiça brasileira parece empurrá-los com a barriga. Se a punição severa fosse uma das penas impostas aos infratores, a sociedade brasileira estaria bastante feliz. No entanto, corrupção vai e vem e nada acontece. Surdos para os protestos que vêm das ruas, autoridades fazem viagens particulares com dinheiro público e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ao custo de R$ 1 milhão. Agitações suspeitas – De carona na onda de protestos, sindicalistas promovem greves que só trazem benefícios para seus próprios interesses e ameaçam a economia do País. As recentes conquistas, porém, não justificam a existência de um fenômeno preocupante. No embalo da onda de reivindicações, alguns grupos decidiram entrar em ação, mas com uma clara diferença em relação aos outros manifestantes: só querem saber de beneficiar a si próprios.

O “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações” foi uma baderna total, visto que, muitos aproveitadores e baderneiros, aproveitaram-se da situação dos que queriam melhorias para a sociedade e, praticaram saques, destruição de patrimônios, e pichações em diversos locais. A Polícia teve que agir com os apetrechos que têm para controle de tumultos. Tem gente que afirma que a polícia foi arbitrária, esquecendo que ela estava nos locais de manifestações s para garantir a ordem pública. As ações dos críticos fazem-nos pensar que no Brasil, o errado é que está certo. Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) afirma que as entidades estão divididas. Aquelas identificadas com o governo como CUT e UGT, devem dar prioridade às mobilizações (numa ação ao estilo argentino, em que as ruas para marcar posição, mas poupam a presidenta). Já Conlutas e Força Sindical investirão em paralisações. Capitaneados pelo deputado federal Paulinho da Força (PDT/SP), os portuários pretender cruzar os braços dificultando as importações e exportações. O alvo é a nova Lei dos Portos.

Para Ricardo Gastão, professor de economia da PUC-SP, trata-se de uma estratégia que pode desestabilizar o País. “Essa discussão foi superada e até já virou lei”, diz. Não tem sentido retomá-la, pelo visto, Paulinho, só quer incomodar Dilma, mas com isso incomoda todo o Brasil. A violência sempre presente em manifestações levam manifestações a atearem fogo em pedágio de Cosmópolis (SP): prejuízos para a economia. Segundo nos informa a revista “Isto É”, através do jornalista Antonio Carlos Prado o Dr. Farah dez anos depois do crime – A revista acompanha o dia a dia de Farah Jorge Farah e revela como vive atualmente o ex-médico que em 2003 matou, esquartejou e dissecou a paciente que se tornara sua amante.

Farah mata a paciente e amante Maria do Carmo. Segundo os laudos, perdeu o controle devido à perseguição da vítima, que o ameaçou de morte 752 vezes em um único dia. Como foi que esse médico foi tão preciso na contagem das ameaças. Ele deveria ser matemático e não médico. Farah começa a cumprir prisão preventiva de quatro anos numa delegacia de São Paulo. Faz pão sírio e cozinha para os demais presos num fogareiro elétrico. Sai em 2007. Chega ao Tribunal do júri que o condenaria a 13 anos de prisão. Aguarda em liberdade um segundo julgamento porque, segundo a justiça, os jurados decidiram contra as provas. Como acontecem coisas estranhas em determinados julgamentos de criminosos violentos.

Mesmo com câncer próximo a coluna, andando de bengala passeia tranquilamente no Parque do Ibirapuera. Ele acaba de ser aprovado no concurso de estagiário da advocacia da União-Geral da União, se reabrir a sua matrícula na faculdade, poderá assumir a vaga. A única propriedade é um automóvel “Porsche”; chassi de Variant, motor de Brasília, carroceria de fibra de vidro e capota conversível de lona que não abre e passa chuva: “voltinha aos fins de semana”. Farah prefere ir a restaurantes quando eles estão vazios: até hoje as pessoas o reconhecem nas ruas.

Ele já não tem pesadelos recorrentes. Antes de dormir estuda e pesquisa na internet, e relaxa assistindo a desenho animado “pantera cor de rosa”. O empresário que tenha o sonho de se tornar o homem mais rico do mundo perde bilhões de dólares, vê seu império balançar e enfrenta agora desconfiança do mercado e dos credores. Ele virou símbolo da ousadia ao criar companhias numa velocidade surpreendentes e conseguir recursos sempre convencendo seus credores com projeções espetaculares de retorno financeiro.

O problema é que, passada a euforia inicial, o que se descobriu é que Eike superestimou o potencial de suas empresas e seu deu mal. Nesse caso não podemos afirmar de que “rico ri a toa”. Ir de sede demais ao pote pode ser perigoso e, foi à queda de um empresário que planejava ser um dos mais ricos do mundo. “O inimigo é tudo, inclusive a ideologia”. Escritor gaúcho diz que as manifestações populares são positivas porque “estão pedindo tudo que a gente quer”, mas teme pelos nostálgicos da ditadura. “Se eu fosse a uma passeata, levaria o seguinte cartaz: “Pra que lado fica a Bastilha”?”.

Essas conotações são de Luis Fernando Veríssimo. “Infelizmente aquele ímpeto anticorrupção do início do governo (de Dilma Rousseff) não se sustentou”. Plano de contratar médicos no Exterior para atuar nas regiões mais carentes do País promete revolucionar a rotina daqueles que vivem à margem do sistema de saúde. A deficiência na saúde no Brasil não é a falta de médicos e sim de excelentes hospitais públicos. O médico que trabalha para o governo do Estado e para prefeitura ganham verdadeiras merrecas e o pior de tudo é que os doentes não têm condições financeiras para comprar medicamentos e nem financiar o tratamento médico. Para encerrar queríamos colocar uma frase dita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): “Quando se diz ‘agora nós vamos reformar o mundo de uma vez por todas’, a gente já começa a errar”.

O Brasil tem metade dos médicos que precisa. Em 15% dos municípios brasileiros não é possível encontrar um único profissional de saúde. Nos municípios brasileiros falta tudo. Nós não temos policiais para segurança, delegados de polícias, a educação é precária e quase não existe. A falta de condições é geral e não somente a saúde está carente. Onde estão nossos governantes? O que eles têm feito em prol de seus estados?

É dramático o retrato da saúde pública no Brasil e saiba por que o programa do governo de importação de médicos pode ajudar a resolver esse flagelo. Todos nós sabemos que o flagelo maior está na miséria, na fome, no desemprego e na falta de políticas públicas que venham beneficiar o povo. Os beneficiários atuais do Brasil estão no parlamento, isto é, na Câmara dos deputados e no Senado Federal. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DO PORTAL CEN- DA AVSPE- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 06/08/2013
Código do texto: T4422746
Classificação de conteúdo: seguro