MISTURA EXPLOSIVA

Resolvi republicar esta crônica postada no Recanto em 02/01/2012

MISTURA EXPLOSIVA

Estamos navegando no Brasil por mares relativamente calmos, tendo em vista o que ocorre em grande parte das demais regiões do planeta. Tenho a visão, de que essa calmaria relativa, é prenúncio de tempestades em futuro não muito distante.

Essa minha sensação provem das consequências, do desenvolvimento e de melhor distribuição de renda, de forma não sustentável. Chamo de sustentabilidade a distribuição de renda via trabalho, com educação em alta e funcionamento adequado do estado.

As taxas de crescimento, diga-se de passagem insuficientes, vem criando uma impressão de que nossos problemas estruturais estão sendo atendidos e que a atual conjuntura levar-nos-á a condições de vida nunca antes desfrutadas.

Ocorre que há um produto denominado FEDI, que se não tratado e cuidado com esmero, e de forma consistente, jogará por terra esse pseudo desenvolvimento.

FEDI são as iniciais de “ Falta de Educação, Desfaçatez e Impunidade “.

.O crescimento sustentável, tem como principal alicerce a educação, que não merece de nosso povo a prioridade necessária, e que é de baixa qualidade do fundamental ao universitário, salvo como sempre, algumas pequenas exceções. Embora, haja solicitações de aumentos de gastos com educação pelo governo, o problema não é financeiro, é de qualidade de gestão e capacitação de docentes. Há muito, a carreira de professor deixou de ser atrativa e respeitável, não excitando pessoas qualificadas para o exercício do magistério, e as políticas públicas para o setor são arremedos de propostas, vis-a-vis o tamanho das necessidades.

.A desfaçatez, consequência da falta de educação e cidadania, vem causando revoltas contidas, pelo andar um pouco melhor dos índices de crescimento econômico. Todavia, a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento e a falta de reformas profundas nos campos políticos, judiciário, fiscal e trabalhista é uma arma engatilhada a ser disparada no momento oportuno. A desfaçatez crescente, principalmente dos políticos, que nos atinge diária e diretamente será o estopim da revolta.

.A impunidade, num país que só tem direitos mas não tem a contrapartida de deveres, é mais uma das vertentes, senão a mais destrutiva após a educação (falta de), na escalada desenfreada de desmandos públicos e privados, que afetam desde e principalmente, os mais humildes, até aqueles que dispendem esforços diários para seu crescimento e da nação.

Portanto, esse tripé é uma mistura explosiva, que está encubada na cabeça dos cidadãos de bem deste país, e poderá explodir descontroladamente, à primeira queda nos índices de crescimento econômico e social.

Quem viver, verá.

Arjofe

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 06/08/2013
Código do texto: T4422744
Classificação de conteúdo: seguro