AGENDA OCULTA

O ex-jornalista da Veja Stephen Kanitz definia Agenda Oculta como as segundas intenções por trás de um discurso bonito. Por ocasião da cassação da "Contribuição Provisória de Movimentação Financeira" (CPMF) houve muitos discursos bonitos contra ela, por exemplo: Os politicos alegavam que esta contribuição era cumulativa e que o seu efeito verticalizava a economia, mas a agenda oculta era que inviabilizava o transporte de recursos ilícitos via cheques, pois deixava o rastreamento fácil. Os empresários também eram contra, alegando que a carga tributária era excessiva, a agenda oculta deles era a dificuldade de fazer caixa 2 na vigência da CPMF, o sistema bancário reclamava que o pessoal estava evitando de fazer depósitos para escapar da tributação...e por ai vai.

Hoje vemos o governo querendo implantar o "Mais Médicos", qual a Agenda Oculta do governo? Já ouvi várias, como por exemplo: Dizem que muitos filhos de filiados ao PT ganharam bolsas para estudar medicina em CUBA e para atuar no Brasil deveriam passar pelo Revalida, como provavelmente não passariam, propuseram que não teria o revalida para os médicos formados no estrangeiro. Outra seria que os médicos cubanos iriam catequizar a população humilde para o regime socialista (esta é bem idiota).

Também há o discurso dos médicos políticos, da associação médica, dos médicos em geral contra o tal programa, e como eles escrevem bem. Alegam que em muitos municípios do interior não há condições de atendimento médico, não há nenhuma estrutura para isto. São contra a vinda dos médicos sem o Revalida, pois a nossa medicina é muito superior às de Cuba, e de outras praticadas na América Latina. Será? Tenho a informação que numa aplicação de Revalida para formados no Brasil, houve grande percentual de reprovados. Por que não o Revalida para os formandos no Brasil, a exemplo do exame da OAB?

Haveria "Agenda Oculta" no discurso dos nossos Médicos? Não poderia ser uma reserva de mercado? Ou a manutenção de "status co" atual dos nossos médicos. Pelo interior temos muitos prefeitos médicos, são endeusados pela população, a função de prefeito poderia ser bem exercida por um administrador ou quiçá por engenheiros, mas não, não conseguem vencer o carisma de um médico.

Os nossos médicos alegam que não vão para o interior pois lá não tem a menor condição de exercer a medicina.

Temos brutais diferenças demográficas de médicos, muita densidade no sul e sudeste e quase nada no norte e interior do nordeste.

Gostaria de saber a opinião dos ribeirinhos do Amazonas e do sertanejo do nordeste sobre isto. Será que eles não gostariam de ter lá um médico, mesmo sem a estrutura para o exercício de excelência do sul? Um médico capaz de fazer partos melhor do que as parteiras, capaz de engessar uma perna quebrada, aplicar soro anti ofídico... Será que a prefeitura tendo o médico pago pela União, não teria capacidade de fazer um pequeno hospital, ou um pronto socorro?

Então minha meia dúzia de leitores, cuidado com a Agenda Oculta, inclusive deste meu texto, embora não seja parente próximo de médicos, não seja do PT, muito pelo contrário. Sempre há a possibilidade de uma Agenda Oculta. Ou como se diz aqui em Minas "confie desconfiando".

Abraços.

Defranco
Enviado por Defranco em 02/08/2013
Reeditado em 03/08/2013
Código do texto: T4416513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.