SACOLAS

SACOLAS

As sacolas de plástico tiveram seus dias contados, há algum tempo, pois, segundo os ambientalistas, elas prejudicam o ecossistema.

Dúvida não há de que isso é verdade. O plástico é de difícil absorção em contato com a terra. Existe quem diga que o planeta terrestre vai acabar em plástico.

Em contrapartida, as ditas sacolinhas têm sua utilidade. No âmbito doméstico, são destinadas a diversas finalidades, principalmente no acondicionamento do lixo caseiro, restos de comida, materiais desprezados na preparação dos alimentos, na higiene do banheiro. Em minha casa, por exemplo, servem para separar os materiais recicláveis, seguindo as campanhas feitas pelas entidades ecológicas.

Mas, a maior utilização da sacola é na área de compras em supermercados, padarias, quitandas, armazéns, e demais ramos de comércio.

Portanto, se assim não fosse, como iríamos cometer essas ações, caso a proibição houvesse sido mantida? Houve uma tentativa, fabricando-se sacolas ecologicamente corretas, porém, rapidamente estas sumiram da praça, acredito pela dificuldade de se obter quantidade necessária para a fabricação das mesmas.

Sem dúvida, é um assunto de difícil solução.

De certa forma, como o passarinho que leva água no bico para apagar o incêndio na floresta, após a onda estimulando o não uso das sacolas, tenho procurado fazer a minha parte. Desde quando começou a campanha, tenho as utilizado muito pouco. Passei a levar no porta-malas do carro, duas caixas onde acondiciono a maioria dos produtos comprados nos sacolões e nos supermercados. É uma forma de contribuir com a natureza.

Hoje, com a preocupação muito intensa dos cuidados com a saúde, dificilmente, você estando na rua, deixa de ver alguém portando uma sacola de plástico. E, em geral, trata-se de um idoso. Duvido que não contenha ou exames médicos laboratoriais, ou remédios.

Sinal dos tempos, quando diante disso, vemos a média de idade de vida da população, estar aumentando de modo visível.

Não sei se será possível, mas dizem que, muitos nascituros de agora, poderão chegar aos 110 anos ou mais.

“Si non è vero...”

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 02/08/2013
Código do texto: T4416402
Classificação de conteúdo: seguro