EDUCAÇÃO - UM PEQUENO ENSAIO

PEQUENO ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO

O mundo contemporâneo exige uma educação que incorpore não apenas as novas tecnologias mas também os temas da cidadania e que afetam o planeta: sustentabilidade, equidade social, diversidade sexual e participação política, mobilidade urbana, empreendedorismo.

As melhores escolas que conheço ainda estão encravadas no século XIX. Pode parecer exagero mas a escola como a maioria de nós conhece está parada no século XIX. Afirmo isso porque conheci de perto os laços apertados que estrangulam os discursos mais bem intencionados feitos pelos profissionais bem intencionados da educação por onde passei como professor, como provocador cultural, como leitor atento.

A criatividade é desejada mas quando o novo se mostra o medo da mudança prevalece e o discurso de ódio se manifesta na boca daqueles que antes se diziam bem intencionados.

Teremos uma nova geração comprometida com a cooperação, o respeito, o diálogo e a cultura de paz quando esta geração que ensina for capaz de ser autônoma, solidária e competente sem medo de expor seu potencial criativo para a mudança.

As metodologias de aprendizagem do ensino deviam privilegiar o “aprender fazendo”, a leitura sem censura, os games e as simulações de realidade aumentada porque a demanda de uma nova organização escolar, aberta à comunidade e ao mundo, é urgente. Mudanças estruturais como essas dependem de se priorizar a educação como política pública nacional de fato e não somente nos discursos dos governantes que ecoam nas salas de professores onde a maior preocupação é a expressão dos números em avaliações externas e o crescente gráfico da violência bem perto de todos nós.

Revestir a educação com novas roupagens não muda as mentalidades. Comparando a educação como uma construção, investir recursos e tempo no acabamento de uma casa sabendo que o alicerce precisa de amarração e solides não permite que a obra atenda as necessidades que se espera dela, e de todos.

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 31/07/2013
Reeditado em 23/03/2019
Código do texto: T4412854
Classificação de conteúdo: seguro