VICIO DE CRIANÇA A DULTO

Tudo estava muito calmo até que...

O rapaz chega com sua namorada na cozinha onde estávamos preparando um café. Ele quebra o silêncio e diz:

-Gostei muito do último café que tomamos aqui, havia linguiça, presunto, queijo misturado ao cuscuz. Vamos fazer isso novamente!

Enquanto o jovem casal foi comprar os ingredientes para preparar o lanche vespertino, as pessoas começaram uma discursão sobre o que gera vícios nas pessoas. O casal volta e se depara com esse debate. O rapaz entra na discursão dizendo que já havia procurado tratamento psicológico e não tinha encontrado a cura para o vício que o persegue.

Um senhor que ali estava volta-se para o outro casal (marido e mulher que têm um filho de 4 anos) para dizer:

-O filho de vocês é um viciado... [momento de tensão] ...ele não tem controle e vocês dois estão perdendo o controle sobre ele também. Esse vídeo game já se tornou um vício.

No momento David, o jovem que foi comprar os ingredientes para o cuscuz intervém dizendo:

-É verdade vocês devem tomar cuidado com essa criança. Os jogos são muito envolventes, vocês devem controlar. Sei o que é isso. Hoje tenho 21 anos de idade e comecei nesse vicio com 9 anos e até hoje não consegui me libertar. Já procurei tratamento psicológico e não resolvi o problema. Vocês sabem o que tem dentro dessa sacola?! Isso é um Cd de jogos que custou dezessete reais. Eu tenho que comprar isso sempre, não consigo me libertar.

O pai filho da criança de quatro que foi o alvo das discussões, disse:

-Vivemos em uma sociedade viciada. Há pessoas que criticam os outros por não possuírem força de vontade para deixar o fumo, mas essa mesma pessoa não abre mão do cafezinho de todos os dias. Há gente viciado nas mais diversas coisas, desde facebook, a leituras sem fim. Quem não conhece alguém viciado em fofoca, ou em novelas? Vício é tudo aquilo que você não consegue abrir mão por um dia. Já vi falar de chocólatras, cocólatras e tudo isso faz um certo sentido. As pessoas criticam o vicio dos outros mas esquecem que também são viciadas em certo nível de coisa.

Por último a mãe da criança diz:

-O grande vilão de tudo isso não é o vício em si. O grande responsável por todo os vícios é o Tédio. Vivemos em um sociedade ansiosa por tudo, entendia da vida, da rotina e que por isso buscam meio para fugir desse grande tédio, nem as crianças são poupadas . Há gente que para fugir do tédio faz coisa positiva: judô, boxes, montanhismo, leitura, ocupação qualquer (crochê, bordados, voluntariado...); mas há aqueles que fazem coisas negativas: com praticar roubos e assaltos a mão armada, outros dirigem em alta velocidade colocando em risco a própria e a dos outros; há pessoas que para fugir do tédio jogam baralho apostando a própria vida... A lista é grande.

DOM LUiZ
Enviado por DOM LUiZ em 30/07/2013
Código do texto: T4412253
Classificação de conteúdo: seguro