DIA DO AGRICULTOR

Segundo a história... Data de dez mil anos, quando os pré-históricos hominídeos, começaram com as rudes técnicas, dominar o cultivo do solo e produzir alimentos. Bem antes Deus já tinha feito o mundo em seis dias, descansando no domingo, como conta a história. Entre suas maravilhosas criações, designou com a sabedoria da natureza ao roceiro, lavrador, sertanejo, camponês, homem do campo, agricultor, produtor rural, empresário do agronegócio, como são conhecidos nossos gigantes; Que preparassem, respeitassem e cuidassem da terra sagrada para produzir alimentos para o mundo... Nosso muito obrigado aos braços fortes que fazem o cultivo do chão de sol a sol para garantir nossa alimentação, aos produtores de carnes; Boi, porco, frango, peixe entre inúmeras outras “misturas” do nosso prato no dia a dia. Somos os maiores produtores do mundo de carne bovina e frango. A delicia do arroz e o feijão, o milagre da multiplicação das sementes, o quanto rende uma semente de milho ou soja plantada no chão! Os legumes, verduras e frutas orgânicas ou convencionais, as sagradas ervas do sertão, muitas transformadas em remédios e vendidas nas farmácias para curar nossa gente... O produtor de madeira usado nos móveis e na construção, o couro e os fios de seda e algodão que agasalham e vestem nossa nação. O boiadeiro que tange a boiada e o lavrador de calos nas mãos que conduz a enxada, o patrão que administra a fazenda o retireiro que tira o leite, o irmão que dirige o trator do plantio à colheita. O estudante e o professor de agronomia, estudando os segredos da terra e inovando com tecnologias. É o sertanejo de pele queimada desse imenso Brasil que é considerado o celeiro do mundo. É nosso homem do campo, caipira com muito orgulho que guarda com zelo a raiz da cultura, da fé, dos costumes e valores do povo sertanejo, preservando nosso rico folclore. Aos heróis do campo que a santa terra já cobriu nosso eterno agradecimento pelos ensinamentos deixados e pelo amor dedicado à família e ao cultivo da terra... O agronegócio é responsável por 40% do PIB (Produto Interno Bruto) com sucessivas safras recordes e a pujança da cana na produção de açúcar e álcool importante combustível para o mundo e geração de empregos e renda. É o homem do campo que cobra do governo uma política agrícola real que “proteja” com subsídios e investimentos nossa produção e garanta com condições dignas o homem no campo, diminuindo as favelas nas cidades! Não bastassem os contratempos naturais; Seca, Geada, tempestades, o roceiro assiste estarrecido a poluição, desmatamento, agrotóxicos onde ostentamos o triste recorde de maior consumidor de venenos do mundo! Além de incêndios criminosos e outros ataques brutais ao meio ambiente, que mudaram o ciclo perfeito da natureza, hoje num mesmo dia, faz calor, sol, chuva e frio, antes se plantava milho o final de agosto e no natal tinha as deliciosas tardes de pamonha. Mesmo assim confiante no Criador, nosso homem do campo segue firme cumprindo o que Deus lhe determinou e vai na raça tocando em frente... Essa é a singela homenagem da coluna No Pé da Letra aos nossos heróis do campo, nesse domingo, dia 28 de julho, Dia do Agricultor. Que Deus abençoe as mãos fortes da gente da roça que sutestam esse Brasil de pé! Parabéns!...

Zé Pretinho
Enviado por Zé Pretinho em 29/07/2013
Código do texto: T4409587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.