O RECADO DO PAPA
Por Carlos Sena



O Papa se foi, mas não foi. Foi por conta de que seu lugar de dormir viver e orar é em Roma. Não foi porque deve ter deixado por aqui sua lição. Lição antiga, mas que tem que ser sempre renovada pelas autoridades de direito pela fé. O Papa religou. Fez da marcha à ré que a igreja vinha seguindo uma  REligação. O Papa foi Pop. O Pop foi ao Papa. Religou a fé de muitos e despertou a de outros tantos. Não é preciso ser católico para desejar que qualquer pastor seja respeitado, principalmente se tiver seu Ministério voltado para o bem do mundo. Afinal, “Minha casa tem várias moradas” – já dizia Jesus Cristo. Mas, o Papa veio nos confirmar que “nem todos aqueles que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reinos dos céus” – porque esses picaretas tipo Malacraia e Edir Morcego ficaram murchos diante do Papa que deu seu recado sem gritar, sem vociferar, sem estardalhaços. Sem, acima de tudo, pedir dinheiro deslavadamente como a corriola pentecostal faz.
O Papa veio em boa hora. Na hora em que muitos jovens estão indo para as ruas para lutar por direitos, enquanto outros lá se misturam quais paus mandados para desvirtuar. O momento é de cuidado. Cuidado porque nos movimentos das ruas há mais joio do que trigo. Cuidado porque muitos são os descontentes com os pobres que ascenderam às universidades, que saíram da extrema pobreza, que viajaram de avião pela primeira vez, que tiveram acesso às oportunidades que dantes só aos ricos lhes eram dado. O Papa veio em boa hora. Embora. Mas, os “emboras” fazem parte do plural que faz da vida mistério e do mistério o seu sabor doce que só aos puros de coração é permitido saber.
O mundo anda meio sem solidariedade, meio sem paciência, meio egoísta. Ou não só meio? Por isto, no meio do caminho tem sempre uma pedra, mas a pedra serve para o alicerce da casa forte que resiste ao vento, às enchentes, às tempestades. O Papa fez um pouco dessa vênia. Não viu quem não quis. Não sentiu quem não quis. Acho mesmo que o povo quis, mas não sei se parte da sua igreja quer. A igreja católica tem se metido em muitas mazelas e tem se vestido de pompa que se configura às avessas da doutrina franciscana. O Papa deu seu recado e vai monitorar se ele está sendo cumprido. Porque tem muito padreco por aí que vive qual gato: “escondido, mas com o rabo de fora”. Alguns, literalmente com o rabo de fora, exposto na esbórnia, na fornicação da noite talvez pela certeza de que à noite todo gato é pardo. Gosto desse Papa porque ele veio dizer tudo que queria e disse. Disse de mansinho, comendo pelas beiradas feito papa.