ORIGAMI

Vou subindo a rua rodeada por cerejeiras floridas. Algumas mulheres passam por mim de cabeça baixa e mãos para trás. Uma criança chora na soleira da porta, seus pés descalços transparecem sobre o chão cor-de-rosa. Caminho sem rumo para algum lugar onde eu possa me sentar e tomar um chá, algum lugar ao estilo chinês. Chego numa ruazinha mais estreita que a anterior, só que desta vez não vejo ninguém passando, só os pássaros fazendo a festa nos galhos das cerejeiras já quase carecas.Que chão deslumbrante!

Enquanto eu me embrenhava naquele lugar tão tranqüilo, minha mente viajava, será que há em Paris ou Berna um silêncio tão profundo quanto este aqui? Mergulhemos então na dúvida: O que faz esse povo feliz? Sãos as cores dessa natureza tão delicada? Ou seria o silêncio que preserva toda integridade deste país tão fechado? Sabe-se pouco sobre a natureza do povo chinês, nunca um estudioso só conseguiu determinar quão tamanha é a diversidade de costumes do povo dos olhos amendoados. São simples e só.

Sinos começam a tocar, procuro de onde, olho para trás, nada. Ando mais algumas quadras até chegar numa antiga construção gótica, uma igrejinha diminuta com as portas abertas(sempre abertas), os sinos dobravam graciosamente no pequeno campanário. Pequenas gárgulas pareciam me observar de lá de cima. Passo em frente, os bancos da igrejinha estão todos vazios, nem mesmo o padre estava, deveria estar nas ruas, correndo atrás dos fieis enquanto eu procuro um café. Continuei caminhando até chegar num café ao estilo Frances, com mesinhas com lugar só para dois, estava lotado.

O Sol começou a voltar para sua morada. Começou a esfriar, decido voltar para o hotel para tomar um banho e ficar na cama lendo. Alguns ficaram indignados com a minha decisão de visitar a China depois de ter lido “Passaporte para China”, de Lygia Fagundes Telles. Eu simplesmente respondo que o texto me deu um ponto de vista, me colocou uma ideia na cabeça, só que o que eu queria mesmo era conferir, sentir os sabores desta terra, andar por estas ruas coloridas, ver essa gente maravilhosa.

Bego
Enviado por Bego em 27/07/2013
Reeditado em 06/08/2013
Código do texto: T4407589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.