A qualidade musical da atualidade
Às vezes me pergunto: O que houve com a qualidade musical dos últimos tempos? Me refiro à qualidade das letras dessas músicas que não dizem absolutamente nada! E eu não entendo como essas músicas tem agradado às pessoas de uma forma extraordinária... O ritmo pode ser bom, dançante, contagioso... No entanto, eu defendo a música como transmissão de uma mensagem e não apenas um ritmo interessante. O mercado fonográfico no Brasil está voltado para a exploração de temas que possam render lucro e não se preocupam com o conteúdo que valoriza a qualidade da música brasileira.
Não é valorizada a música pela sua mensagem, é claro que há exceções, mas a maioria das músicas de sucesso atuais falam de coisas fúteis, sem qualquer comprometimento com a letra. Percebemos que essas músicas fazem apologia à vulgaridade, à exploração do sexo e fazem o uso de palavras que fogem do padrão de qualidade poética das músicas de outrora.
Devemos selecionar o que ouvimos. Não quero dizer que não devemos aderir à essa tendência musical, mesmo porque é inevitável, devido a tanta divulgação e exaltação dessa "febre", mas devemos ser seletivos. Existem milhares de canções que transmitem conteúdo e nos fazem refletir sobre a vida, sobre o mundo... Devemos procurar aquilo que nos traz bem estar e não causa constrangimento. Bem, essa é minha opinião... Sei que muitos discordarão mas é assim que eu penso. Música tem que ter conteúdo!