Antes e o Agora...

Sabemos que nos últimos cinquenta anos, tivemos mudanças de comportamento sociais impressionantes e numa rapidez admirável. E como consequência dessas mudanças, estamos tendo que construir novos modelos de comportamento. A vida é uma eterna impermanência. O que hoje é moda, amanhã pode ser brega, ora lindo depois horrível, antes aberração, hoje normal. Quem se lembra da moda calça “boca de sino” entende bem a abordagem. Carro quatro portas era casamento. Homens ao cumprimentar uma mulher, o beijo era só na mão. Adultérios eram crimes e casamento gay um absurdo. Fumar era elegante e mulher falar palavrão só na zona.

Quem viveu o antes e agora sente o quão assustador é.

Já para os jovens que pegaram o barco andando a compreensão é até muitas vezes simples e normal. Mas fico imaginando mesmo eles, que nas noites frequentam baladas em busca de relacionamentos, a dificuldade em distinguir o efeito de bebida ou de drogas. O (a) homo do (a) hétero (sem mencionar os “Transexuais, Bissexuais e Assexuados”). Os (as) com transtornos: Obsessivos, compulsivos, bipolares, traumatizados e afins...

Bons tempos quando bastava distinguir a beleza, educação e sobriedade... E para isto apenas observar era suficiente. Hoje é necessário ser um clínico multigraduado e com grandes chances de errar o diagnóstico.

Boa semana nostálgica para alguns e desafiante para os demais.

Osvaldo Kulchesky Junior.

www.kulchesky.net