Chás
Adoro chá. A água é sim uma delícia, embora insípida. Mas o chá tira o nosso paladar da rotina, com um toque suave, que nunca enjoa. Sou capaz de beber chá o dia todo! Tenho uma coleção: vários sabores e aromas!
Na época do frio, o chá conforta o nosso peito, é como um abraço aconchegante. Aquece até a alma. Faz bem ao corpo e ao espírito. No frio, a gente não se lembra de tomar água, mesmo a temperatura natural. O chá hidrata, desde macio e reconforta.
Prefiro épocas de calor ao frio, mas a melhor coisa do frio é tomar chás e caldos!
Por outro lado, quando faz calor, podemos tomar um chá geladinho!!! Eu deixo sempre pronto na minha geladeira! Faço um litro a cada vez! E aí, tenho que confessar que para tomar gelado, prefiro os chás chineses.
Algumas fontes dizem que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água (no Brasil, a segunda é o café). O chá surgiu com objetivo medicinal, mas agora é usado por prazer!
Originalmente, era feito apenas com a infusão de folhas da planta chamada “chá”. Tanto, que na Espanha ainda hoje se diferencia o “chá” (traduzido como “té”) dos outros tipos de “infusión”. Ao redor do mundo atualmente se faz chá com vários tipos de folhas, flores e até frutos.
O pioneiro na difusão do consumo do chá por prazer foi Confúcio, líder espiritual chinês do século VI a.C. Mas foi só no século XVIII que a bebida se espalhou pelo mundo, com adoção pelos ingleses do consumo diário no famoso “chá das cinco”.
Consumir chá é um hábito muito saudável! Oferece nutrientes e ajuda no bom funcionamento do organismo.
A minha principal dica é tomar chá puro! O açúcar, além das calorias, altera o sabor do chá.
Agora já sabe: se quiser me dar um bom presente, sem correr o risco de errar, me dê chá ou livros, claro...
(Catalão, 19/07/2013)