O PAÍS DOS CABEÇAS DE OVOS
O PAÍS DOS CABEÇAS DE OVOS
Jorge Linhaça
Havia um país em uma terra não muito distante da realidade, onde as pessoas não tinham corpo...ou melhor o corpo e a cabeça eram uma coisa só...eram os ovinianos, ou cabeças de ovo como erm chamados pelos vizinhos.
Os cabeças de ovo tinham uma compleição muito frágil, quebravam-se a toa...tanto o seu transporte como a sua moradia pareciam com nossas caixas de ovos que encontramos nos supermercados.
Talvez a maior característica dos cabeças de ovo fosse o sentimento coletivo que tinham
arraigado dentro de si...raramente algum cabeça de ovo cometia o desplante de pensar por si mesmo, na maioria das vezes seguia a maré da maioria.
Não que fosse proíbido pensar em Ovolândia, mas os ovos tem que ser selecionados por tamanho, fomato e qualidade, assim sendo, qualquer cabeça de ovo que destoasse do pensamento geral era logo descartado e separado dos demais.
Havia na verdade uma pequena aldeia em Ovolândia, onde os cabeças de ovo eram meio diferentes , tinham a pele ( ou casca avermelhada) e eram mais laboriosos que os demais, por isso eram vistos com desconfiança pelos demais. Imaginem que , naquela pequena aldeia, nas regiões mais inóspitas de Ovolândia, os "overmelhos" conseguiam plantar, colher e ainda desenvolviam uma atividade científica e comercial que fazia deles um oásis em meio á mediocridade dos demais cabeças de ovo.
Não demorou para que o sectarismo fosse adquirindo forma, que os ovinianos seguissem os ditames de um líder reacionário e que vissem nos overmelhos inimigos naturais e aberrações genéticas, além de causadores de todos os males socias que afligiam Ovolândia.
Os overmelhos foram perseguidos de todas as formas, suas propriedades foram confiscadas, eram impedidos de frequentar os mesmo lugares dos demais ovinianos...ficaram restritos a guetos, eram presos por qualquer motivo, torturados, ameçados de serem fritos na frigideira ou cosidos em água fervente.
Mas os overmelhos, apesar da perseguição, tinham a consciência de que, embora o corpo pudesse ser aprisioado, o espírito seria sempre livre e continuaram a prosperar.
Para não alongar a história, os cabeça de ovos continuam em sua preguiça mental, seguindo qualquer um que lhes prometa mundos e fundos e criticando os overmelhos por pensarem por si mesmos.
Os overmelhos, continuam a manter suas tradições, a pensar livremente e a prosperar no seu meio.
Para encerrar apenas uma perguntinha...se vivessemos em Ovolândia, que tipo de cabeça de ovo seríamos?
* Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com fatos reais, terá sido mera coincidência?