RECOMEÇAR...... COMEÇAR DE NOVO

COMERÇAR DE NOVO, E CONTAR CONTIGO.... Um trecho de uma música bem conhecida. E os últimos acontecimentos da minha vida me fizeram refletir sobre a necessidade de recomeçar, começar de novo e sempre, na família, no trabalho, no amor, na sociedade. Mas não um simplesmente COMEÇAR DE NOVO, mas um começo diferente, sem aqueles erros que vinham sendo cometidos, sem os defeitos que já estavam enraizados. Um começo novo, com vontade nova de lutar mais, de criar mais, de mais determinação, coragem, garra e tenacidade. Claro que não é fácil começar de novo. Por isso a necessidade de contar com os amigos, com aqueles que nos querem bem e nos fazem bem mesmo estando longe ou perto. E todo recomeço, todo começar de novo requer uma dose extra de renúncia. Não recomeça, não começa de novo aquele que não se dispõe a abandonar o antigo, o velho e fazer algo novo, diferente. Por isso que recomeçar vem sempre precedido por um pedido de perdão. Porque que a caminhada, a jornada foi interrompida a ponto de ter que ser reiniciada, é que alguém saiu ferido ou machucado. Portanto recomeçar pedindo desculpas, nem que seja para si próprio. Isso mesmo. Pedir desculpas para a gente mesmo. Você sabia que a gente deve sempre pedir desculpas a si mesmo porque só assim nos qualificados e capacitamos para pedir desculpas aos outros quando for necessário. O pedido de desculpas, de perdão é como se estivéssemos fazendo uma grande faxina dentro de nós mesmos. Ainda que ele não seja aceito fato é que precisamos pedir desculpas, pedir perdão a nós mesmos e aos outros porque assim podemos fazer um recomeço produtivo. Além disso mudar de hábitos, principalmente aqueles que foram motivos de fracasso antes. Se o caminhar foi interrompido é porque a forma de caminhar não era adequada. E por isso que o recomeço também deve vir acompanhado de mudança de paradigmas, mudança de pensamentos mas sobretudo, mudança de atitudes. Um dia ouvi a seguinte sentença: ninguém pode fazer um novo começo, mas pode fazer um novo fim. Pois penso diferente. Penso que podemos fazer sim um novo começo porque nos é dada, através da vida, a chance de começar sempre que necessário desde que o começo seja diferente do que estava sendo feito. E muito diferente do que muitos pensam, começar de novo não é sinal de fracasso, de perda, ou de covardia. Começar de novo é sinal de amadurecimento, de reconhecimento das limitações e defeitos e também da vontade de fazer um caminho melhor e mais produtivo. Recomece, comece de novo, sempre que necessário, assim como eu tenho feito porque se a vida nos dá a chance de começar sempre, porque não aproveitar essas chances para sermos mais felizes?