ASSUNTANDO SOBRE ASSOMBRAÇÕES.

                                                Conforme prometi, durante minha viagem ao interior do Pará, onde moram muitos dos  meus parentes,  assuntei sobre a matinta pereira e outras assombrações que povoavam a minha  imaginação nos meus tempos de criança. Sim existe um pássaro chamado Matim, mas ele não assombra ninguém, seu assobio não é arrepiante. Sim, a matinta pereira, aquela do assobio soturno  ainda existe, na forma de uma mulher de longos cabelos que lhe cobrem o rosto. Dizem que ela segue os moços dançarinos após as festas noturnas  e  é feia de doer. Um amigo de meu sobrinho jura que viu. Meus sobrinhos netos pequenos afirmam que o Curupira, aquele que anda com os pés para trás, também existe, assim como a Yara, que encanta as pessoas com seu canto melodiosamente irresistível. E o Lobisomem? A mulher de meu sobrinho jura que viu um com cara de cachorro, com dentes afiadíssimos rosnando para ela. Mas  não é um  homem com cara de lobo? O boto continua fazendo das suas, isto é, engravidando as mocinhas  assanhadas. Da mula sem cabeça, ninguem tem noticias,  desapareceu   O saci pererê  continua pedindo  fumo para encher seu  cachimbo . Adora atormentar meninos e meninas arteiros.
 Ouvi as velhas histórias. Não desacredito, se eles dizem que existe e juram que viram, só me resta acreditar