Reformulação da República

(ou República Federativa do Brasil)

República Federativa do Brasil, maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial, volta a ser República dos Estados Unidos do Brasil.

Primeiro passo para a inversão da administração política e econômica qualificando os Estados com suas próprias alternativas, vocações e soluções. As rendas distribuídas na origem darão mais dignidade aos municípios. O cidadão se fará mais partícipe. A administração da República passa a ser mais leve, célere e menos onerosa concentrando-se na diplomacia, relações e negócios do exterior...

Um reformatação dessas não é tão fácil, gera polêmicas e conflito de interesses... Mas é uma boa, saudável e talvez não tão utópica ou estapafúrdia ideia para ser pensada.

Penso que núcleos possam ser formar nas universidades e organizações civis para estudar esta reformulação com mais propriedade e isenção do que esses partidos e políticos que aí temos. Comissões do poder legislativo são suspeitas para isso, e o executivo jamais vai quer uma ideia dessas. Que um projeto desses, defendido por talvez até algum partido, e com o aval da população (aí sim vale um plebiscito) mesmo que tenha que ser um novo partido, seja proposto com consistência em suas bases.

Confiram os nomes que já tivemos na República:

República dos Estados Unidos do Brasil (Constituição de 1891, de 1934 e de 1937)

Estados Unidos do Brasil (Constituição de 1946)

República Federativa do Brasil (Constituição de 1967 e a atual de 1988).