Transtornos no ponto do ônibus

Esperar ônibus por muito tempo é um verdadeiro exercício de paciência, porque você, ao pensar que vai demorar a chegar ao seu destino, fica mais nervoso. Além do transtorno de esperar demais, há a possibilidade de haver gente conversando perto de você. Ontem, eu passei por esse desconforto. Havia três adolescentes conversando perto de mim e, na conversa que estavam tendo, cada um falava em voz bem alta as palavras de mais baixo calão.

Pensar que teria que aguentar por meia hora gente falando nomes tão impróprios me parecia a pior das torturas. Pergunto-me o que esse povo que fala um palavrão a cada três palavras pensa. Será que eles acham que falar palavras tão vulgares todo o tempo é uma forma de chamar a atenção, de mostrar que têm personalidade? Se pensam assim, deveriam ver que a gente mostra que tem personalidade através de nossas atitudes, não dizendo palavras que não devem ser ditas em qualquer lugar ou hora, como muitos fazem.

Talvez, simplesmente, eles sejam gente sem educação, que não se importam com o fato de que pudessem estar ofendendo os ouvidos de quem se encontrava perto deles. Infelizmente, muita gente está assim. Acha que pode falar como quer, sem se incomodar se está ou não ofendendo. E estamos vivendo num mundo onde ser mal-educado e grosseiro é confundido com ter personalidade forte e ser gentil é o mesmo que idiota e sem personalidade.

Ainda bem que o ônibus chegou e pude sentar, livrando-me do suplício de aguentar os mal-educados. Pena que as pessoas hoje não estejam considerando coisas tão importantes como respeito e educação.