A Folha do Vesúvio

Consideremos o seguinte recorte:

“...esquecidos de que, quem se bate por uma ideia nem sempre lhe usufrui os proveitos...”¹

De hoje para ontem e do passado para o presente, uma reflexão:

Há 120 anos circulava em Barbacena o jornal ‘A Folha’ do qual extraímos a citação acima. O texto em questão traz por título: Em Política.

O mesmo faz uma análise da situação de Barbacena e do país naquela época. Ou seja, expunha a rivalidade entre Republicanos, que tiveram êxito com a proclamação da forma de governo instalada, e os Monarquistas, que perderam crédito por ocasião do ocorrido.

Se o ser humano é político, percebe-se esta índole inerente como característica própria do barbacenense que participa como cidadão dos assuntos de sua localidade ou de seu país como nesta questão: Monarquia ou República.

Faz um mês que ocorreu o ‘Movimento’ que se valeu da premissa: ‘O Gigante Acordou’. O mesmo tem sido pensado, analisado, questionado e citado. Se ele, o Movimento, se diz que não levanta bandeira de nenhum partido político, não se pode dizer que não seja politizado. Porque envolve questões político-econômicas, político-sociais, político-culturais e outras.

Desta forma, em Barbacena não se fez por menos. Ocorreram ‘Movimentos’. Estamos esperando os resultados e as respostas, decorridos os dias.

Se abrimos esta ponderação com citação daquele artigo (Em Política) encerramos com outro fragmento do mesmo para refletirmos sobre as possibilidades e vontades políticas:

“...pois o papel desse punhado de moços, que fizeram a propaganda, é assistir jubilosos, envoltos nas dobras do manto da liberdade, a república honrada e estimada, lançar as bases da grandeza do Brasil pela ordem e pelo progresso, sendo-lhes, mais honroso deparar-se-lhes, como Silva Jardim, a morte no Vesúvio do que viver no vesúvio de mesquinhas ambições.”²

¹ - ² PIMENTEL, Dr. F. Mendes (redator). A Folha. Ano I. N.18. Barbacena, 9 de abril de 1893.

Barbacena,20/07/2013

Leonardo Lisbôa

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 19/07/2013
Código do texto: T4395142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.