LITERATURA. CONSCIENTIZAÇÃO. COMUNICAÇÃO.

A literatura se manifesta de variadas formas, óbvia e logicamente primeiro está nos livros, em seus estritos termos só nos livros se encontra, pela impositiva filtragem das editoras, mesmo não sendo sucesso, sendo equivocado dizer-se que a literatura ocorre na virtualidade, puro equívoco, exemplifique-se com antologias pagas e editadas sob esta permissiva franquia, lastimável, embora essas "antologias" se destinem à poeira dos guardados. Sou assediado para nelas publicar mediante paga.

Após, temos a escrita singular em sentido lato, como a que neste local faço, com caráter informativo ou mesmo de lazer, e outros assim também se conduzem, em comunicações coloquiais, cartas, trocas entre pessoas do que pensam, na internet em geral e neste espaço, RECANTO DAS LETRAS.

É uma válvula poderosa de descarregar vivências e emoções, assim contido, nada há no sentido da preocupação com literatura, e ela não se protagoniza nesse rincão, claramente. Mas com a nova insurreição das gentes através das redes, com o fenômeno político ocorrido, constata-se que em locais destinados ao que seria literatura e não é, pelos vários vícios ocorrentes, como a desfiguração da língua, há incapacitação para conscientização e verificação, com avaliação e análise dos interesses de cidadania. Uma "capitio diminutis" total.

Persiste um alheamento de posições que seriam necessárias para encaminhamento e conhecimento de valores no sentido de formar-se uma sociedade melhor.

Desponta assim, às claras, a deficiência da educação para trocas e sedimentação da verdadeira cidadania. É o velho problema brasileiro, onde campeia a deseducação formal, os lobos passeiam politicamente, no péssimo sentido, com tranquilidade.

E ENGOLEM A REPRESENTAÇÃO.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/07/2013
Reeditado em 30/07/2013
Código do texto: T4394252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.