Turismo

Turismo

A viagem pela França ainda turbilhona em meu cérebro. Paris continua uma festa. Strasbourg e Colmar encantam exibindo ares de influência alemã, misturando culturas. Reims com sua Catedral Gótica onde 32 reis da França foram coroados e sagrados traz história, mas também deliciosos champanhes – a famosa Veuve Clicquot, a Moet et Chandon, além de várias outras marcas. Bordeaux tem muito charme e excelentes vinhos, a medieval Saint Emilion é toda ela patrimônio histórico da Humanidade. O vale do Loire e seus castelos parecem cenário de contos de fadas.

Vimos tanta coisa, que tudo ainda precisa ser sedimentado e digerido, para render frutos.

Vem-me à memória apenas uma passagem pitoresca, típica do turismo apressado e consumista.

Depois de dias de frio e céu nublado, finalmente o verão chegou, num luminoso dia de sol perfeito para o passeio programado: Giverny e os jardins de Monet. Conservados até hoje como nos tempos de seu dono, dão-nos a sensação de caminhar dentro das telas do pintor, ao redor do lago e das ninfeias, cercados pelos chorões.

Quando estávamos chegando ao local, um grupo de turistas brasileiras muito jovens, caminhava a poucos passo de nós. Foi quando ouvimos o seguinte diálogo:

- Afinal, quem é este tal de Claude Monet?

- Acho que é um pintor meio famoso.

- Ah, mas ele já morreu ou ainda está vivo e morando na casa?

Neste momento, achamos melhor apressar o passo...

Lu Narbot
Enviado por Lu Narbot em 19/07/2013
Código do texto: T4394221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.