Quem é Esse Povo que Está nas Ruas
As manifestações continuam Brasil a fora sem até o momento sabermos com exatidão por que o “povo” brasileiro está a gritar, ou melhor, a quebrar. Sempre achei importante toda e qualquer demonstração de insatisfação desde as amorosas até as políticas. Mas essa tem uma característica diferente, pois vejo nas ruas um monte de gente a querer mudança com gritos de fora Dilma, fora Cabral, fora qualquer coisa. O povo quer mudança, pois muitos acusam os governantes de corruptos, mas o que temos no Congresso nada mais é do que a representação do povo em sua essência e forma, alguém duvida disso? O que temos no Brasil a nos governar é o retrato desse povo que está a gritar por ética, ética essa que ele mesmo não pratica. Então fico eu a pensar, se esse mesmo povo chegar ao poder não teremos piores mandos? Acredito que temos que gritar sim por melhores valores em toda a sociedade e quando isso acontecer aí sim, teremos um governo justo, ético e eficaz.
Esse povo que está na rua é o povo que vai ao supermercado toma iogurte e joga em qualquer canto do estabelecimento a embalagem vazia com o claro propósito de não pagar. Esse mesmo povo é aquele que tenta todo ano burlar a declaração do imposto de renda informando recibos médicos e despesas dedutíveis que muitas vezes não existiram com o propósito de pagar menos imposto de renda ou receber uma restituição maior. É essa manifestação que também tem muitos empresários que estão indo às ruas pedindo um país melhor, mas não são capazes de recolher os impostos de suas empresas com exatidão, que não registram em carteira o real salário dos seus empregados com a intenção de recolher menos INSS e FGTS. Muitos que estão nas ruas são trabalhadores que estão fazendo uso do recebimento do seguro desemprego, porém já estão trabalhando formalmente e isso acontece, pois acordam com seus atuais empregadores uma forma muito conhecida nossa do “toma lá, dá cá”, ou seja, o empregador economiza não recolhendo o INSS e FGTS sobre essa contratação e o empregado ganha tanto do governo quanto do novo empregador. Esse povo que está nas ruas é composto de muitos médicos que não fornecem recibo da prestação de serviços aos seus pacientes para não pagarem imposto de renda, e quando solicitados oferecem uma opção de uma consulta mais barata, porém sem a emissão de recibo.
Esse povo que está na rua é também de muitos funcionários públicos que acumulam funções dando atenção às suas outras atividades em detrimento do atendimento ao público que é na realidade quem paga seus salários.
È esse povo que está sempre à espreita de levar uma vantagem, se chegarem algum dia ao comando irão fazer igualzinho, a corrupção no nosso país é cultural.
É esse povo que quer mudança? É esse povo que quer um país justo? Não, não pode ser esse povo que quer isso, pois eles estão esquecendo que o exemplo nem sempre deve vir de cima, mas muitas vezes as mudanças têm que acontecer nas bases para que o topo possa refletir uma sociedade sadia e feliz.
Por todas essas razões não fico entusiasmada a participar de nenhum desses manifestos, não vejo consistência e uma vontade de mudar a si mesmo.
Muda povo brasileiro. Procurando ser mais ético, mais honesto, mais justo, mais cumpridor das suas obrigações, sejam elas, tributárias, políticas ou administrativas. E assim verdadeiramente seremos uma grande nação, cujo nome, falaremos com orgulho: Brasil!