MAKTUB !
Naquele dia, ele saiu mais cedo de casa.Caminhou lentamente pelas ruas quase desertas, (dava até para ouvir o som de seus passos ecoando pela madrugada afora).Eram quase quatro horas da manhã e ele precisava chegar em seu serviço às seis.Porém naquele dia ele havia resolvido que iria à pé , pois precisava refletir.E, se fosse de carro certamente não faria isso (ele se conhecia!).enquanto caminhava devagar pelas calçadas, fazia uma retrospectiva de sua vida:Já passara dos 40 anos, tinha uma vida estável, trê filhos, uma esposa que ele amava e algumas contas para pagar.Afinal, quem não as tem?
Começara a trabalhar bem jovem.Estudou pouco, não tivera tempo para estudar mais, logo cedo tivera que contribuir para o sutento de sua familia, os pais eram muito pobres e precisavam de sua ajuda.Depois veio a namoradinha: uma amiga do tempo da escola. Tudo na vida dele era muito previsível, parecia que estava planejado.Sempre fôra metódico,nada que pudesse surpreender.Casou-se.Vieram os filhos:Um menino, uma menina, depois outro menino!Tres filhos lindos perfeitos.a vida parecia perfeita, até aquele dia em que ele sentiu uma dor insuportável no abômem e caiu desfalecido.Como isso aconteceu quando ele estava no serviço, não contou nada em casa.Para que causar preocupações?Estava tudo tão bem.Foi levado ao médico.Fez exames.E, no dia anterior, ele havia recebido o resultado: Estava com câncer!Um susto para ele que nunca tivera vícios como bebida ou tabagismo, pois estava com a doença alojada no fígado.A doença chegara traiçoeira, silenciosa...e num local onde ele sabia ser fatal.Ele sabia também que no fígado ele iria duplicar muito rápido.Ele não havia sentido nenhuma dor antes daquele dia, fôra tudo tão silencioso...
Ele chegou frente ao portão da fábrica.Entrou.Dirigiu-se até o departamento, pediu férias.Precisava resolver alguns problemas familiares - não dissera do que se tratava - Sabiam que ele havia se sentido mal no serviço, e agora ele pedia férias.Estranharam, porém nada disseram.
Voltou para casa.Chamou a esposa e os filhos e anunciou que iria viajar: -Vamos sair de férias! Arrumem as malas vamos para a praia.
A esposa ficou supresa, mas nada disse, pois ele sorria.Depois de tudo pronto , entraram no carro e saíram felizes...Fazia tanto tempo que ele não tinha tempo.Não vivia.Não viajava.Não sorria.Não tinha tempo para os filhos, para a esposa...Agora ele tinha tempo.
Que tempo....?Ele sabia que nada mais poderia ser mudado: MAKTUB!