Os livros que Mudaram o Mundo.
Escolher um, entre os livros que contribuíram para mudar o mundo foi uma tarefa difícil, por motivos óbvios: a minha ignorancia. Depois, de uma pesquisa na internet, e em conversas com bons leitores percebi o que é uma lacuna.
Diante deste sentimento, e de uma lista dos livros, pensei em confessar que ao longo da minha vida pessoal e profissional, por alguns livros, minha leitura passeou rapidamente. E, em outros, apenas os títulos, ou os autores circundaram minha trajetoria, como estrelas. Por ter vislumbrado a grandeza dessas estrelas, percebi o quanto sou pequenina diante da linguagem escrita e da experiência da história civilizatoria.
A consciencia de que muitos desses grandes livros, talvez nem consiga ler, me deixou entristecida. Portanto, resolvi eleger alguns, para ler posteriormente. E, se a vida nao me tirar de cena sem avisar, com certeza com eles estarei para uma leitura pausada e plena em reflexões.
As mudanças provocadas pelos livros surgem do encontro entre o leitor e a alma inspirada do escritor, burilada pelo exercício da escrita. Os leitores apropriam das idéias, de mansinho, pela porta da reflexão, para depois, expressar nas conversas, vozes compartilhadas, instrumento das idéias recém adquiridas.
A elaboração do texto foi o principal responsável pela minha ação. Por ele, sai do isolamento, e curiosa fui conversar. Fiz muitas perguntas. Na tentativa de sair do lugar comum, mas, foi neste lugar que permaneci. Então, considerei com pesar o meu desconhecimento. E, como um vaso vazio, caminhei com a sede de escrever.
Precisava fazer uma escolha. Um livro que tivesse estado comigo durante algum tempo, e sobre ele pudesse oferecer o meu olhar amoroso. Era preciso um livro que tivesse a capacidade de sacudir uma época, e continuasse atual nas suas idéias.
Uma conversa sinalizou a escolha do “Capital” de Karl Marx. Claro que isto me animou, pois foi o livro que fundamentou a minha formação como assistente social.
As idéias revolucionárias de Marx embasaram o entendimento histórico, social e econômico da luta de classes e do modo de produção capitalista. A teoria da mais-valia propiciou as transformações, sobre os conceitos do trabalho como a força do trabalhador, apropriada por quem detem os meios de produção.
Paradoxo, dialética, causa e efeito. Palavras chaves, aninhadas neste texto sobre um livro que contribuiu para a mudança de visão. Se de um lado está “O Capital”, do outro está o “Serviço Social”. Um trata da causa, o outro vive dos efeitos.
O que fazer senão expressar a gratidão ao pensador que deixou para a humanidade o seu legado, síntese de outros tantos livros de sua autoria, construído ao longo de 20 anos de sua vida.
Marx permaneceu vivo, no “O Capital”. Eu apresento minha vida breve. Sou aprendiz da arte de escrever, faço poesias, sonetos, e textos em que as palavras brincam entre si, em busca sentido.