BOLSA FAMÍLIA

Uma DÉCADA do BOLSA FAMÍLIA

Neste ano o Programa Bolsa Família completou 10 anos de existência. O que provocou esta década de assistencialismo? Assistiu as classes desfavorecidas? E como proporcionou esta assistência? O que mudou na vida na vida das pessoas? Alguns apontam o PBF como um cercado a uma massa eleitoral. Será que eles têm razão?

Consta no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a seguinte afirmação: “O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.”

Lamentável, muitos usando da má fé utilizam o benefício sem necessidade alguma, fazem uso do mesmo como bengala para amparar confortos, necessidades secundárias, tais como assinatura de TV a cabo, internet, ou até mesmo para aquisição de vestuário de “grife”. Todos nós trabalhamos para assegurar nossos confortos e não damos conta de assegurar todos eles. Não temos tudo que almejamos, mas trabalhamos para que possamos ter. Quem se encaixa de verdade nas situações postas pelo PBF merece por direito usufruir de tal benefício, com a consciência de que deixando de pertencer a uma das situações postas é dever solicitar o cancelamento. Caso permaneça com a verba, estará sendo corrupto, estará fomentando a corrupção, esta que tanto nos inquieta e deu luz a inúmeras manifestações.

Alguns utilizam do benefício de forma “temporária” para equilibrar a situação do momento, outros ficam estagnados numa zona de conforto que anula novas possibilidades e desta forma acabam se escorando no assistencialismo. Sair da zona de conforto é fundamental. Tendo oportunidade de trabalho, abrace. Tendo a oportunidade de crescer na vida, não se acomode. Lute, para conquistar o melhor. Dê mais atenção para o SER, deixe de lado o TER.

Necessário uma porta de saída, janelas abertas para o futuro, chão firme para pisar forte. A erradicação da pobreza, tão sonhada, se faz dando oportunidade de qualificação e trabalho para aqueles que necessitam dum “lugar ao sol”. Coisa boa, produzir e receber. Sonho com um mundo melhor, onde as pessoas possam ter a oportunidade de produzir e crescer.

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 17/07/2013
Código do texto: T4391932
Classificação de conteúdo: seguro