O país das maravilhas
 
                                
Vivemos realmente no país das maravilhas. Sabem por quê? Por causa das nossas belezas naturais, reconhecidas e apreciadas por todos os povos, das mulheres maravilhosas que aqui habitam e enfeitiçam e estimulam a imaginação dos homens, dos nossos craques do futebol, do vôlei, do basquete, do iatismo, do clima maravilhoso, com o sol brilhando o ano inteiro, do povo hospitaleiro e brincalhão e, fechando com chave de ouro todas essas atrações, a mais apreciada pelos brasileiros: a existência dos incontáveis feriados.
 
Sim, os feriados! Tudo é motivo para se comemorar, e volta e meia tramitam projetos no Legislativo propondo a criação de feriados, e tudo é motivo para se decretar um. Temos feriados para todos os gostos: Os religiosos: Nossa Senhora Aparecida, Corpus Christi, São Sebastião, Natal, Páscoa, São Jorge e Finados; os patrióticos: Tiradentes, Independência, Proclamação da República e Zumbi dos Palmares; os de cunho social: Trabalho e Confraternização Universal. Temos, ainda, os chamados dias de ponto facultativo, a saber: 2a e 3a e 4a feira de carnaval e 5a feira de Corpus Christi.
 
Talvez alguém diga que não sejam tantos assim, considerando que no Japão existem perto de 25 feriados ao ano. Mas, a grande diferença é que lá os feriados somente são gozados nas suas respectivas datas, ao contrário daqui em que os dias que os antecedem, ou sucedem, são “enforcados” literalmente, fazendo que um feriado que caia numa quinta-feira seja emendado até a segunda, e o de uma terça-feira seja gozado desde a sexta anterior, numa boa, transformando-se nos famosos “feriadões” onde todo mundo bota o pé na estrada e seja o que Deus quiser.
 
Tem mais um detalhe importantíssimo que não pode deixar de ser levado em conta: em algumas cidades na época da folia, leia-se carnaval, os festejos são antecipados em até uma semana e prorrogados por igual período, isso sem falar nos dias dos jogos da seleção brasileira na copa do mundo, em que praticamente nada funciona no país durante o período da competição, a não ser, é claro, que sejamos logo desclassificados. Mas, como isso é difícil acontecer...
 
Preparam-se, cariocas, pois na Jornada Mundial da Juventude os dias 25 e 26 de julho de 2013 serão de feriado integral e nos dias 23 e 29 de feriado parcial, após às 16 horas. Contudo, como o brasileiro adora  esticar essas datas, nessa semana o Rio de Janeiro vai parar literalmente até a próxima. 
 
Como se vê, vivemos em um lugar abençoado por Deus e onde existem diversões à beça para todos os gostos, conforme demonstrado. Futuramente, para a alegria de muitos, teremos, alguns dias de trabalho no meio de um monte de feriadões?
 
Viva !

 
orelha1.gifComentáriosorelha2.gif
 
43091-mini.jpg
19/08/2012 12:29 - Por Jéssica França
Pois é, Cronista! Há um tempo atrás estava ironizando exatamente isso. Já reparou como todo dia agora, é dia de alguma coisa? As verdadeiras situações grandiosas perderam o seu brilho, porque tudo é motivo de comemoração. Adorei sua crítica!
6182-mini.jpg
18/08/2012 10:27 - Sonia de Fátima Machado Silva
Adorei sua crônica caro amigo. De fato é como descreveste. E a gente ainda reclama!...Aqui em minha cidade é desse jeito. Imagine que na festa de exposição agropecuária, a abertura oficial era na sexta-feira e então feriado. Eles colocaram abertura para quinta-feira só emendar a sexta? Fiquei pasma com isso. Fazer o que né ? O jeito é curtir mesmo tanta maravilha. Não dá nem para ficar refletindo porque não podemos fazer nada mesmo né? Abraços e até...
59032-mini.jpg
17/08/2012 19:34 - Anita D Cambuim
É, no Brasil é assim... rs.
55649-mini.jpg
17/08/2012 16:48 - Lucimar Alves
Gostei da sua crônica. E faço uma pergunta, com tantos feriados para que férias?
39114-mini.jpg
17/08/2012 13:42 - Ysolda Cabral (Off)
E tem gente que ainda reclama e quer mais.(Risos)Senão vejamos: aqui, alguns colegas de trabalho, querem que conste no Acordo Coletivo/12, cláusula de ponto facultativo para o empregado que aniversariar em dia útil. É mole? Hahahahahahaha Ótima e divertida crônica.
102790-mini.jpg
17/08/2012 13:25 - Regina Madeira
AMIGO CRONISTA, A REALIDADE DE SUA CRÔNICA ESTÁ DEMONSTRADA NA EDUCAÇÃO E ECONOMIA DO PAÍS. CADA DIA LÊ-SE MENOS E APRENDE-SE MENOS AINDA. É TRISTE LIDAR COM ESSES ÍNDICES, MAS NÃO HÁ OUTRA FORMA DE ENCARAR-SE A VIDA. BATALHADORA DA EDUCAÇÃO QUE SOU, CONFESSO-ME DESILUDIDA E INSATISFEITA, MAS POR MAIS QUE SE TENTE FAZER ALGUMA COISA, A ESTATÍSTICA CONTRÁRIA ESTÁ VENCENDO O JOGO!!!ABRAÇOS SOLIDÁRIOS E QUE CONTINUE NESSA BATALHA PARA NÃO PERDERMOS MAIS UM SOLDADO!!!ABRAÇOS CARINHOSOS


 
Cronista
Enviado por Cronista em 17/07/2013
Reeditado em 21/07/2013
Código do texto: T4391158
Classificação de conteúdo: seguro