O TOUR

Naquela tarde, depois do trabalho, nos dirigimos a estação de Moratalaz, 

com destino ao Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid, no centro da cidade. O metrô de Madrid, contando com a Linha Circular, tem treze linhas.  Em matéria de meio de transporte a população está bem servida. Metrô/Ônibus levam para qualquer parte da metrópole. Gasta-se pouco.

Chegamos. Paseo de 
la Castellana - Metrô- Linha 10, caminhamos pouco. Estádio vazio, não era dia de jogo.  Observamos a pequena fila de turistas na bilheteria para a visita ao estádio que parece um monumento do lado de fora. Preço do Tour: 15 (euros) por pessoa.

Paulo mora em Lisboa, tinha chegado poucos dias 
atrás. Não conhecia a Espanha. Veio a convite orientar-nos no trabalho. Nesse dia, decidiu conhecer o campo dos merengues. Acompanhei-o porque já tinha ido lá semanas atrás. Ele estava animado com sua câmera digital pronta para qualquer foto surpresa, se pudesse clicava até na sombra. Ele conhecia o Estádio da Luz...do Benfica. O Estádio do Real Madrid pra ele era
sonho conhecer.

O 'Tour' é completo. Recebemos um compêndio de noções elementares do estádio. Bem elaborado, com histórico. Desde a inauguração, capacidade de torcedores, 80.354 lugares. De início pegamos o elevador. No último andar é uma visão fantástica. O passeio começa de um lado e o 
interessante é que vamos parar no lado oposto do estádio.

Caminho de 
volta: arquibancadas. Nas tribunas de honra, tem TVs um pouco acima para o torcedor poder conferir os lances de replay. A sala de imprensa, vestiários e chegamos na beira do gramado que parece um tapete. É proibido entrar no campo. Paulo disparou sua digital pra todas as direções. O campo pequeno demais comparado aos gramados oficiais de estádios brasileiros.

Fomos nas poltronas dos reservas. Nos sentimos como os craques em dia
de jogo de decisão. Disfarçadamente pegamos um pouco de grama. Pra quê eu não sei.  Não foi uma boa ideia para se guardar como lembrança.
Estádio do Real Madrid lembra muito o La Bombonera, do Boca Juniors. É alto, e o campo de jogo fica bem perto da torcida. É uma linda arena bem cuidada. Coisa de primeiro mundo...

Por fim, o museu do Clube e mais fotos tiradas. Uma hora de passeio e Paulo comentou que o museu não é um espaço grande pelas inúmeras conquistas e história do clube  "Madrid", como é chamado pelos 
madrilenhos. Segundo a revista Forbes, o Real Madrid vale 3,300 milhões de dólares, é o clube mais valioso do mundo.



Finalmente chegamos a loja do clube.. É o final do Tour. Vende-se de tudo com a marca Real Madrid. Para aparecer numa foto "montada" com o time sai por 12 euros. 

Bem, ficamos distraídos vendo as camisas oficiais, camisetas, com o emblema do time, bonés. Paulo estava de um lado da Loja, eu do outro. Quando eu percebi uma coisa; a câmera não estava com ele quando se aproximou pra comentar algo. Falei:
_ Cadê a câmera?
_ Deixei alí no balcão...

Qual não foi nossa surpresa, a câmera não estava mais lá. Ficamos preocupados. Paulo nervoso. A Loja quase vazia... Havia um grupo de jovens no espaço central conversando... Paulo num espanhol péssimo perguntou ao atendente atrás do balcão. O rapaz entendeu absolutamente nada do que ele falava...continuou na mesma quando ele repetia...
_ "Mira, mira, mira, ...lá câmera...mira, mira, aqui, deixei aqui, mira,mira, mira lá câmera...

Os seguranças foram chamados também não entenderam nada...
...Mira, mira, mira, lá câmera, mira, mira...e fazia sinais com a mão...
O chefe da segurança tinha entendido outra coisa... 
(Eram mais enrolados que o atendente...)
Paulo desde quando chegou disse que se virava no espanhol. Tinha muito tempo de europa, pra ele o espanhol era fácil de falar e ser entendido...

Eu tentei explicar aos seguranças num espanhol que eu pouco dominava:

_ Mire el señor, la maquinas de sí digital fotográfico sumió, estava, no estás más, acá, alguém cogió, entiendes?  O segurança finalmente entendeu e respondeu:
_Nada no se puede hacer ahora, no está mas acá,  quien lá cogió ya salió de la tienda. Siento mucho (respondeu o chefe da segurança).

Paulo ficou muito puto. O sonho virou pesadelo. Perdeu o passeio, a câmera e as fotos. A sua câmera valia 350 euros, ficou tempo todo repetindo...

"Primeiro Mundo...Primeiro Mundo...Primeiro Mundo..."
_ Moro 14 anos em Portugal, nunca fui roubado, nem assaltado...

Dia seguinte no trabalho os colegas começaram o dia zoando:
"Mira, mira, mira, mira...mira...mira, mira..." (Era só o que ele sabia falar para o segurança em espanhol, kkkkkkk)
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 17/07/2013
Reeditado em 17/07/2013
Código do texto: T4390931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.