PIOR QUE ESTÁ... NÃO FICA ?!

PIOR QUE ESTÁ... NÃO FICA?!

"(,,,) eita, meu Brasil danado,

oh, que país indecente...

só se vê por todo lado

ladrão com cara de gente".

(trecho de cordel, de 1915/16,

de LEANDRO G. DE BARROS)

"O Sistema é muito engessado... trabalha-se

muito e produz-se pouco!" (o palhaço

"TIRIRICA", in Diário do Pará, 03/06/2012)

"Você passa dias inteiros aqui SEM FAZER

NADA, apenas esperando para VOTAR EM

ALGUMA COISA, enquanto as pessoas

discutem e argumentam". (o deputado federal

Francisco Everardo, p/ o jornal inglês FINANCIAL

TIMES, in Diário do Para, Belém, 27/fev. 2013)

"A Mesa da AL reajusta todas as verbas recebidas

pelos deputados. A do Gabinete passou de 60 para

R$ 70 mil, a de gasolina para R$ 5 mil mensais e a

VERBA INDENIZATÓRIA foi elevada de R$ 16

mil para R$ 27 MIL REAIS, para (...) pagar despesas

de locomoção". (coluna "Ancelmo Gois", in jornal

O LIBERAL, Belém/PA, 18/abril 2013)

Não pretendo analisar as nem tão recentes manifestações juvenís e suas consequências, até porque não acredito nelas como SOLUÇÃO para as inúmeras mazelas de nosso País. Fica difícil crer nas boas intenções de uma massa de 40 ou 400 MIL jovens que permite que 4 ou 40 vândalos destruam lojas, na frente deles, sem tomarem nenhuma providência para impedí-los. De positivo apenas a DESPOLITIZAÇÃO das passeatas, movimento inverso ao do nascimento do PTismo, que "vendia" a idéia de que NOVOS PARTIDOS mudariam a Nação. Agora temos 55, 56, 57 Partidos e a situação do trânsito, do transporte coletivo, da saúde, moradia, preço dos alimentos, segurança pública, IPTU, impostos, etc continua quase IGUAL ao dos tempos da Ditadura, quando a cínica ARENA e o indefinido MDB fingiam ser/fazer oposição ao regime, com todos esses velhos "caciques", hoje ainda em cena, SEM DAR 1 PIO com relação aos desmandos dos militares.

Os membros dos grupos de guerrilha urbana não lutaram por DEMOCRACIA... queriam instalar um "socialismo tropical", um "comunismo branco" com Imprensa livre e liberdade, espécie de "democracia cubana", símbolo E MODELO de quase todos os militantes, Madame Dilma, entre outros.

Cuba terminou como se sabe... nossos Generais "enforcaram" tanto a Nação que saíram desmoralizados para sempre dessa fatídica "aventura", o que não significa dizer que desistiram de voltar ao Poder. Do que vi dos primeiros dias, via TV, a maioria dos "passeantes" cariocas era de jovens de classe média que, creio eu, nunca pegaram um ônibus lotado na vida. A "plebe ignara" surgiria depois, para fazer o que mais gosta... "farofada", algazarra, baderna, seja nos estádios ou num mo(vi)mento crucial como este. A passeata contra COLLOR, surgida quando a Ditadura ainda era lembrança latente e temida, exigia singelas máscaras, os inesquecíveis "caras pintadas". Agora não, o uso de máscaras, mesmo engraçadinhas, denota covardia ou má-fé.

Apesar das destruições, ficou das manifestações um recado claro: o povo que SUSTENTA esse país cansou desse "paternalismo" que patrocina VADIAGEM, fingindo fazer "distribuição de renda". Na minha rua um bando de marmanjos de 12, 13, 15 anos vai sem pressa para a Escola/EP às 7 ou 7,30h e às 9 horas já está de volta. Depois é só pipa e bola o dia inteiro, nenhum dos pais exige deles um tempo mínimo, de tarde, para fazer os deveres escolares.

A Caixa/CEF, sempre ela, é o exemplo clássico do Governo (federal, estadual, etc) citado nos cordéis sob a imagem de... "com u'a mão dá, / com a outra tira". Enquanto usa gente do povo, como Camila Pitanga e o jogador Raí, para divulgar suas benesses, joga na cara da Nação que "quem não retirar seu PIS irá PERDÊ-LO". Como assim?! Isso não é prêmio de Loteria, com 90 dias de prazo, são os RENDIMENTOS DO TRABALHO do brasileiro. Ora, se está numa CONTA no Banco (da qual êle tem o cartão-"cidadão") êle retira quando quiser, os saldos vão acumulando, mesmo sem juro algum, se não retirar no prazo ideal.

A insensível CEF -- o mais perdulário dos órgãos federais -- por não fiscalizar como deveria as obras de casas populares vê prédios inteiros sendo demolidos Brasil a fora. Publicou a Imprensa que Lula, visitando 900 e tantas casas no Nordeste, mandou demolir todas, tal a "colidádi" das construções.

Aqui no meu bairro, um conjunto de 5 edifícios de 15/16 andares por pouco não foi condenado, embora 90 famílias tivessem que abandonar às pressas 2 prédios, devido à quantidade de irregularidades nas obras, com a "ajuda" do Corpo de Bombeiros, que cedeu laudos adulterados, vendidos para as Construtoras por 50 ou 60 mil reais. É essa corrupção insaciável que foi um dos 20 ou 40 MOTIVOS para as gigantescas passeatas recentes.

Mas, afinal, vota-se para quê?! Todos querem ruas asfaltadas, hospitais melhores, escolas modernas, saúde, comida barata e emprego, de preferência que não signifique muito trabalho. Antigamente, os veradores (e deputados) providenciavam alguma coisa dessa extensa lista, hoje nada mais é permitido, virou compra de voto a doação de qualquer tipo de brinde. De acordo com essa interpretação estúpida, a doação de seus (dela) salários por uma velhinha vereadora de Natal/RN seria ilegal, ela estaria "comprando" os futuros votos da criançada das creches e orfanatos que favorece com seus vencimentos, "DINHEIRO DO POVO", nosso suor e sacrifício. Aliás, no site cultural Overmundo, meu irmão Renato Azevedo (AZN666) aborda tais questões em "Quanto vale o seu voto?", texto de 2008. Ora, porque é crime a "cesta básica" doada por um vereador ou deputado, quando prefeitos, governadores e até Presidentes podem fazer o mesmo, com o título de "bolsa-família", de "renda-miséria", de "apoio à vadiagem infanto-juvenil"?!

Segundo a ótica dos que são eleitos "para fazer leis", o país tem hoje 20, 30, 50 MIL LEIS, nenhuma delas cumprida. Todos conhecem a "lei" que diz que ninguém pode ganhar mais do que o Presidente (ou Presidenta) da República... pois bem, tenho nas mãos exemplar antigo da revista VEJA (n° 1416, de 1°/nov. 1995) cuja capa trata da tortura nas delegacias e aponta o "primeiro passo na reforma administrativa que pode racionalizar a máquina pública nacional". Na época, cerca de 7 MIL servidores ganhavam mais do que Itamar Franco, o mais apagado dos presidentes. Havia um certo coronel aposentado do Espírito Santo ganhando 7 vezes mais do que seu governador petista e nove vezes o salário do presidente. Por força de "leis" e decretos recebia gratificação quando trabalhava (por assiduidade) e quando nem ía ao quartel (por inatividade). Alguma surpresa?! Pois, os jornais de Belém abriram junho de 2013 noticiando que funcionário do TCE-Tribunal de Contas do Estado (que fiscaliza atos do governador) recebera num mês R$ 131 MIL reais. Não se espantem... boa parte dos deputados paraenses, aqui e em Brasilia, está nesse patamar, só que "camuflado" em cotas, cotinhas e "COTÕES" de toda espécie. Por essas e outras, meio mundo quer ser político... isso nada têm a ver com vocação ou melhora da cidade ou do país.

E hoje, como estamos?! Atualmente, TODOS os deputados Brasil afora -- inclusive os "fichas limpíssimas" citados por amigo escritor aqui de Belém e alguns vereadores nas grandes capitais -- ganham mais do que a Presidente (e boa parte de seus Ministros), têm "meses extras" de salário e, no Pará, em 2010 o tal "Cotão" produziu um "rombo legal" de mais de 19 MILHÕES de reais nos cofres públicos da AL, rendendo entre 200 e 360 MIL REAIS a cada nobre deputado, inclusive um fazendeiro, cuja declaração de IR foi de 10 MILHÕES de reais, ao assumir o cargo.

São esses "anjinhos" que apontam desvios e roubos na AL (ou ALEPA), enquanto reservam TRINTA MILHÕES apenas para a nova sede, a terceira em menos de vinte anos. As Escolas públicas que se danem, mais de 60 delas no entorno da Capital precisando de reformas urgentes.

Votar, pra quê?! O prefeito (ou governador) faz o impossível para criar uma "base aliada" e para isso abarrota de dinheiro público Câmaras municipais e ALs, "neutralizando" qualquer Oposição menos decidida ou coesa. Como não há INOCENTES na Política -- exceto talvez um "Tiririca" -- os "salários extras", os "jetons" na semana das férias, as gratificações marotas, "Cotões", verba por Comissão ou sessão extraordinária, "atos secretos", "aditamentos" e "ajudas de custo" variadas FAVORECEM a todos, com ou sem ficha limpa, queira OU NÃO o sujeito. E o dinheiro da Nação vai-se escoando... como bem disse o cordel de 1915/16, "enquanto fulano briga /(diz sicrano), eu me aproveito /(...) vai ao cofre da nação, / lá fica o buraco feito"! (in "GUIZADOS DA POLÍTICA -- Panellas que muitos mexem", de LEANDRO GOMES DE BARROS, acervo da Casa Rui Barbosa). E completa adiante: "o êrro vem la de atraz!" (sic)

Todos esses êrros -- surgidos com a chegada de Dom João VI -- são patrocinados e sustentados pelo VOTO OBRIGATÓRIO... essa excrescência que desmoraliza o pouco de cidadão que cada brasileiro ainda tem. Serviço militar obrigatório, IR obrigatório, CPF e RG obrigatórios... o comércio agora é OBRIGADO apôr no ticket de preço de cada mercadoria O VALOR DOS IMPOSTOS que a gente paga. Suprema humilhação nos imposta por vereadores e deputados que "só fazem caridade" com o dinheiro alheio. As recentes "leis" à favor (será?!) das empregadas domésticas são apenas um pálido exemplo. A maior parte das famílias brasileiras com empregada é de "remediados" -- definidos como "classe média" -- onde o casal trabalha e os filhos ficariam sozinhos, caso não tivessem uma serviçal em casa, misto de cozinheira, lavadeira, babá, servente, acompanhante e até "professora", ajudando as "crionças" a fazer os deveres escolares.

Hoje, temos a situação absurda da empregada "que descansa" durante o trabalho -- na rua, é claro, boa parte dos patrões se sentirá incomodado com a "folga" dela -- e a metade ficando desempregada, trabalhando EM DOBRO como diarista e recebendo bem menos no fim do mês.

No novíssimo Maracanã houve "revista" nas bolsas e carteiras, retirando-se dos torcedores biscoitos e balas, CONFISCO ao estilo Collor de Mello... era pouco nessa Ditadura mal disfarçada e outros torcedores FORAM IMPEDIDOS de assistir aos jogos com camisetas com inscrições contra políticos ou Partidos, segundo jornalistas de programas nas TVs do Rio e SP. Quem lembra de "leis" como a que proibia película escura nos carros, obrigava o uso do "kit socorro", a pagar taxa de estacionamento em qualquer rua das capitais, inclusive na calçada em frente à sua casa? Essas e milhares de outras "leis" surgiram das ricas cabeças desses políticos que todos elegem por falta absoluta de opção. Agora, votar o IMPOSTO ÚNICO, a reforma na Previdência, redução de Partidos e de cargos... isso êles não fazem!

De todas as OBRIGAÇÕES a que estamos sujeitos, a do voto é a mais inexplicável, a mais cínica, a mais INÚTIL... tão inútil que o TSE quer de volta o dinheiro gasto na eleição de prefeitos (e vereadores) corruptos, condenados DEPOIS dos resultados das urnas. -- "Ora, me comprem um bode"!, diriam paraenses de séculos atrás. Esse dinheiro é do povo, o TSE não perdeu 1 centavo. A culpa desses "vermes" se inscreverem para receber votos é desse trio de "inocentes úteis" TCMs/Partidos/TREs que fingem não ver o passado de cada futuro candidato. Os TREs e esse "falso moralista" TSE não garantem a lisura nem a decência de um só candidato em cujo nome nos "sugerem" votar... depois que o sujeito vira mais um ladrão nas Câmaras ou ALs o povo é que paga "o pato" e os furtos do espertalhão.

O (ex?)deputado Domingos Juvenil vinha de uma administração lamentável em Altamira/PA 8 ou 10 anos atrás, citado em 40 ou 44 processos por incúria e má administração, segundo um jornal da capital. Nada disso o impediu de sair deputado em 2006 e, por via desses conchavos (chamados de "alianças") de segundo turno -- outra aberração eleitoral -- acabar presidente da ALEPA, onde iniciou (diria melhor, continuou) uma série de "maracutaias" que fez "sumir" dos cofres da milionária entidade política entre 82 e 110 MILHÕES de reais em 2 anos e meio.

Enquanto desde 2011 os processos todos (e mais outros 13, 15 ou 19) se arrastam em Belém, os "anjinhos" do TRE paraense e esse indignado e impotente TSE permitiram nova candidatura do elemento em 2010, no mesmíssimo município do qual foi destituído (pelo voto?) como prefeito anos antes.

Aí, eu me/lhes pergunto: "Votar, pra quê?!" O "tucano" Simão Jatene -- perito em "governar" por propaganda -- perdeu o governo em 2006 para uma senadora petista sem uma ação concreta, sem um ato de peso que a recomendasse para o cargo mas, segundo os eleitores, ERA MELHOR do que Jatene, que não construíu 1 casa popular sequer durante seu primeiro mandato, 2003/2006,até onde sei. Pois bem, nas eleições de 2010, mesmo com todo o apoio de Brasília durante seu (des)Governo, "Juju Maravilha" perdeu o cargo para... para Simão Jatene.

Afinal, um povo inteiro que vota dessa forma sabe mesmo (ou precisa) VOTAR?! O "doutor" Jatene já garantiu para a bilionária AL (ou ALEPA) 350 ou 390 MILHOES de reais de orçamento, além de 30 "paus" só para nova sede "deputadal"... enquanto isso EPs estaduais, na periferia de Belém, precisam de quase tudo e as tais obras nunca são feitas durante as férias, é sempre depois que as aulas começam.

Continuo sem entender o discurso dos políticos querendo TRABALHAR por você... por mim, não, que não voto desde 1989 nem NUNCA MAIS o farei. Ora, para quê então precisam de 20, 30, 50 ou mais "assessores"?! Conheci a AL paraense por volta de 1986/87, ainda sem o "anexo" que construiriam depois. Frequentei o prédio várias vezes, assisti debates no Plenário. É simplesmente uma guerra de palavras e interesses, pouco lhes importa os reflexos de suas "leis" na vida do povo.

Fico imaginando os empresários locais dos transportes coletivos tendo que retirar da tarifa 20 ou 30 centavos... segundo êles, há 17 tipos de gratuidade nos ônibus de Belém, "caridade feita com o bolso alheio" por vereadores e deputados do Pará.

OBRIGAÇÕES e obrigações... é só o que o brasileiro vê à sua volta. Aposentados têm que "renovar" seu cadastro todos os anos, as mães com "Bolsa-família" têm que se recadastrar todos os anos, o serviço militar OBRIGATÓRIO é "vendido" pela TV como a mais doce das aventuras, Pois é bom que se saiba que, pelo menos nos anos 70, o recruta não passava de um servente, a capinar, pintar, cozinhar, varrer, lavar o quartel o ano inteiro. Aprendi apenas a tomar banho em 2 minutos... dei 3 tiros de "pau de fogo" (fuzil dos tempos da Segunda Guerra) e numa das "instruções" no mato, usei rádio a bateria com quilo e meio de peso e escrevendo mensagens em 3 VIAS, com uso de papel carbono, acredite quem quiser. Nessa época, revistas de eletrônica apresentavam transmissores de FM do tamanho de 1 caixa de fósforos.

Num país de ladrões como o nosso, quem vai além das páginas de esportes ou de crimes dos jornais se horroriza com a quantidade de falcatruas nos órgãos públicos (e fora deles!), promovidas por funcionários e por POLÍTICOS que os dirigem ou neles atuam. Tenho a sensação que o PTismo promesseiro dispoz-se a revelar essa lamaçal sem medidas não por dever cívico, mas para diminuir sua culpa nas mazelas promovidas pelo "lulismo". E é esse o argumento de boa parte dos petistas "roxos"... "se o tucanato roubou (e nada lhes sucedeu), porque nós não podemos fazê-lo"?! Seria esse o tal Brasil "sério à nossa maneira", citado por um amigo que mora há 20 anos em Paris?

Mas está nos DIÁRIOS OFICIAIS (os DOE e o DOU)o relato fiel de como sugar legalmente os cofres da Nação, para comprar consciências, votos, lealdade ou simplesmente enriquecer. No último ano de mandato de Lula os Ministérios todos gastaram 2 BILHÕES E MEIO de reais apenas em passagens e diárias. Em 2011, já com Dilma no comando, foram 1,5 BILHÕES de reais, tudo absolutamente legal... agora, enquanto os jovens passeavam em SP e no Rio, o "decreto dílmico" nº 8028/13 doava diárias entre R$ 513,00 até R$ 1.160,00 para toda AUTORIDADE que quizesse assistir os jogos da Copa das Confederações... em outro Estado naturalmente, SEM LIMITES de dias de estadia, suponho eu.

Dom João VI mostrou o "caminho" ao proteger seus nobres reinóis, tomando na marra as casas de brasileiros, na Corte Imperial carioca, "O êrro vem lá de atraz", diz o cordel de 1915/16.

"Palavras são palavras e nada mais que palavras", teria dito W. Shakespeare pela boca de Hamlet. Escrevi para muitas pessoas durante quase (ou mais de) 2 ANOS, incomodando via email um bocado de gente. É hora de dar descanso ao meu nome, até porque repito aqui muita coisa que já disse anteriormente. Tenho mais de 100 recortes recentes de jornais para embasar meus argumentos, embora não cite nenhum. "Estou cansado de tudo, / cansado da Vida, / cansado de mim...", parafraseando um dos poemas de "Jardim da Saudade", de SÔNIA BARRETO (edit. A Noite, RJ, 1955).

Os jovens que "acordaram" para as nem tão recentes manifestações no Rio/SP talvez sejam os mesmos que comemoraram em 2011, na praia de Copacabana, a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo. Mas, vi entre êles "quarentões e cinquentões" que viveram os "Anos de Chumbo" e viram como é fácil governar POR PROPAGANDA e enganar MILHÕES indefinidamente.

Itamar (ou FHC) não salvou a Mesbla nem a Sears, Lula deixou a LOBRÁS afundar, sem um apoio sequer, embora Bancos e montadoras de carros recebam milhões de reais a qualquer momento. Milhares de famílias de brasileiros que trabalhavam nessas lojas (fui um deles) viram o pai, mãe ou parentes sem emprego nem renda, por culpa de Governos que não poupam quando o assunto é futebol ou carnaval.

O ex-retirante pernambucano que comeu mandacaru e calango na infância deixou milhões de pobres anos a fio pagando 3 REAIS somente para "renovar" o CPF e outros 20, 25 MILHÕES -- que não querem mais VOTAR -- pagando multa semelhante a cada pleito (e nos Segundos Turnos), tudo porque essa Democracia "de mamulengos" é insensível às necessidades e aos anseios de uma Nação inteira. Em 2014 serão 50 MILHÕES de "cidadãos" OBRIGADOS A VOTAR nulo... para quê?!

Em Belém, manchetes recentes dão conta do cancelamento de 86.062 titulos eleitorais (in DIÁRIO DO PARÁ, 15/05/2013), além de 96.345 outros em vias de sê-lo. Em outra manchete (in O LIBERAL, 9/set. 2012) a declaração de que 3.200.000 votantes no Pará têm baixo nível escolar e MAIS DE 1 MILHÃO (26%, ouviu, Dona Dilma?!) NÃO SABEM LER nem escrever. E olha que, segundo a PROPAGANDA oficial, estamos avançando na Educação.

Mas CPF, RG, título de eleitor e passaporte são documentos MEUS, me pertencem, não podem ser cancelados, invalidados, suspensos, recolhidos, tomados por puro capricho de prefeito, presidente ou da polícia. Extensa pesquisa com jovens do Mundo inteiro indicou que 84% dos brasileiros acredita que votar é um DIREITO, mais do que um privilégio (?!). Estranho "direito" esse, que te impede de viajar, de abrir conta em Bancos, de ter um emprego público, de estudar em universidades federais, de "cagar ou mijar" em banheiro construído pela União COM O DINHEIRO DO POVO desse País vilipendiado, macunaímico, sem caráter nem vergonha.

E temos que esperar que um Senado, com representantes duvidosos -- de 10 anos para cá, pelo menos -- seja VOZ DO CIDADÃO (slogan da Casa) ou defenda um "miserável" como eu, que sequer cidadão pode ser porque, para tirar a segunda via da carteira de identidade, tem que viajar para o Rio de Janeiro. A "aparelhada" e moderna Polícia Civil de Belém consegue a ficha criminal de qualquer um, no país inteiro, mas não faz RG de um carioca no Pará.

Pelo visto, para preservar alguns poucos direitosprecisaremos de 1 dúzia (ou 1 centena?) de Joaquins Barbosas, caso contrário o "cidadão" de 3ª categoria fica sem cidadania alguma. Se eu fosse narrar o que já passei nos Postos de Saúde daqui de Ananindeua/PA (os uso a cada ano e meio, se tanto) o leitor dessas lamúriasveria que tenho motivos reais para não me ver cidadão, no Brasil.

Poucos sabem que todo funcionário público que se candidata é liberado 2 meses antes das eleições e só precisa voltar ao "trabalho" 60 dias depois do pleito. Em 2008, no posto do bairro Cid. Nova 4 havia 23 pessoas esperando o Dr. Guilherme, consultas marcadas semanas antes. Ficaram "a ver navios", o médico fôra dispensado para sair candidato. Na fila de espera para marcar consulta com um dermatologista -- agendada para 89 DIAS depois -- vi as funcionárias "batendo cabeça" para achar a ficha cadastral de um idoso com pressão alta. Em todos os Postos de Saúde de Ananindeua a mesma rotina ainda hoje... LOCALIZAR A FICHA de cada cadastrado, a Informática ainda não se faz presente EM NENHUM desses hospitais. Mas, ALELUIA, irmãos... já há VOTO DIGITAL (biometria) aqui, o Brasil está à frente dos EUA quando se trata de eleger um bando de patifes, de inúteis, CHANTAGISTAS de prefeitos e governadores. Por pouco o Orçamento da União (de 2013) não é votado em 2014... porque deputados federais devem estar no Plenário "apenasmente' nas quartas-feiras.

Mas, o cadastramento nos Postos de Saúde tem outro objetivo menos nobre: DIMINUIR A AFLUÊNCIA aos tais Centros. Se não é cadastrado no Posto não é atendido; se não mora na região não é atendido; se é caso de emergência... não é atendido. Perto de casa surgiu um Posto desses em meados de 2012... antes disso éramos "órfãos da Saúde", a rua WE 82 não constava da relação de atendimento dos Postos anteriores. Mal acabou de ianugurar, un funcionário foi assassinado numa briga de bar. Fechou por 1 semana em sinal de luto, crianças e necessitados que se danem. Agora, só funciona até o meio-dia, de tarde ninguém fica doente, com certeza. Fui uma vez lá... para não mais voltar !

Preciso encerrar essa "ladainha", apesar dos inúmeros temas ainda por tratar. Fico feliz em saber que nossa Governanta, digo, Governante, resolveu ouvir o povo. Como sou povo -- embora não seja cidadão -- faço meus pedidos nestas mal traçadas linhas e espero (é só o que me resta) ser atendido:

1) se os políticos se aposentam com 8 ANOS, todo trabalhador com mais de 60 anos -- que contribuiu entre 9 e 15 anos comprovados em CTPS -- deverá receber 1/3 ou 1/4 do salário mínimo, como pensão ou "aposentadoria". É melhor do que nada... os belos planos petistas podem até cobrir drogados, mendigos, famílias pobres, mas não protegem o viúvo ou o solteirão sem família, que contribuíu com seu suor para este País "encher os bolsos cuecas e meias" de 61 MIL POLÍTICOS oportunistas.

2) obrigar a CEF e o BB a paparem a diferença dos Planos Bresser e Collor a quem tenha direito. Ambos os Bancos (ou o BC) têm a relação dos que tinham conta na época (1988/92) e fingem não saber de quem se trata. A CEF deve EXTINGUIR as COHABs todas, 300 ou 500 funcionários para nada, mero cabide de empregos e politicagem.

3) instalaer em todos os municípios aquelas torres que possibilitam INTERNET GRÁTIS, para as casas em torno delas. As ruas se transformaram num perigo para todos, com Internet em casa nossos jovens evitariam drogas e crimes.

4) acabar com o VOTO OBRIGATÓRIO... esse "direito obtuso" desmoraliza o cidadão, obrigado o VOTAR NULO, apenas para manter essa farsa a que chamam de DOMOCRACIA. E o MPF... porque se cala?! Não existe para defender meu direito DE NÃO IR VOTOR? Até quando TSE e MPF vão assistir ao confisco/anulação de titulos eleitorais porque o sujeito 'não justificou" sua ausência numa eleição qualquer? 26 MILHÕES não votaram em outubro de 2012... multiplicados pela multa de R$ 3 reais e pouco dá quase CEM MILHÕES nos cofres da Nação, para "engordar" Partidos e "bancar" festinhas de posse em Brasília.

Ficarei feliz se a Presidente atender algumas dessas questões... se não realizar nenhuma, espero pelo menos que impeça as Empresas de TELEFONIA de ultilizar nas propagandas o têrmo ILIMITADO. Ilimitado só o cinismo e a ganância com a qual exploram o usuário. Agora, na TIM-Terror da Internet Móvel, se você não usa seu crédito em 7 DIAS (ou 30) êle é simplesmente CONFISCADO. Se não o renova, seu chip é inutilizado... mais um "roubo" de um País de LADRÕES !

"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor)

ANANINDEUA, Pará, BRASIL