ECLIPSES DA VIDA ( Uma crônica que o estimulará a reagir)

Muito se ouve falar que o sol nasce para todos, mas na realidade, o que acontece é que nem todos desfrutam de seu calor, de sua essência. É a tão apregoada desigualdade social, herança maldita do capitalismo. Mas afinal, o sol nasce de fato para todos? Penso que não, porém, em contrapartida, mesmo que ele, em parte, não nasça em seus projetos, sonhos e ideais, faça desse sol ausente uma extensão sua; crie mecanismos que possibilitem uma ação vital que desencadeie em grandes perspectivas e possibilidades concretas. Não espere que os raios solares o atinjam; saia do seu lugar de conveniência e rume em direção a eles. De nada adiantará se lamuriar e, por conseguinte, se autovitimar, por sentir-se injustiçado. Quem disse que a vida é justa ou que o sol, tem necessariamente, que nascer para todos?

Será que a forma pela qual você visualiza suas adversidades não serve de empecilho para com o resultado por ti desejado? Não seria o caso de mudar o foco e a maneira de pensar? É como dizia o poeta: “O homem é aquilo que pensa e não aquilo que pensa que é”.

O primeiro passo para a conquista de um espaço junto ao sol da justiça é o desejo; o segundo, a determinação; o terceiro, a clareza de objetivos; o quarto e último, a perseverança.

O segredo do sucesso é não focar com intensidade nas impossibilidades, mas visualizar horizontes de possibilidades, mesmo que estes estejam imperceptíveis aos olhos humanos. É acreditar em grandes transformações e reagir, ainda que as circunstâncias apontem a derrota.

Entenda que o crescimento do problema está na maneira que você o encara e não na realidade dos fatos. É você quem dita as regras do jogo e não as circunstâncias. Tudo está em sua mente. O controle de sua vida é seu. A história é sua. Escreva-a e seja o autor do seu destino.

Não importa se você está vivenciando uma fase de estiagem, o importante é preparar o campo para a abundante chuva que cairá na terra seca, a fim de produzir frutos.

A derrota é uma questão de ponto de vista e é relativa; depende única e exclusivamente de sua atitude ante os percalços e limitações que se manifestam em sua estrada existencial.

Para de dizer que você não é capaz, que está difícil. Olhe-se no espelho e veja o guerreiro que está diante de ti. Encare-o e diga-lhe que chegou a hora de ele entrar em ação, pois a sua vitória dependerá que você acredite no sucesso da batalha. Levanta a cabeça, enxugue as lágrimas e reaja como um genuíno guerreiro.

Diante das sombras e eclipses da vida, cabe a ti reclamar pela ausência do sol ou se “revoltar”, no bom sentido da palavra, com seu estado degradante, e se movimentar rumo a uma solução plausível.

O fato é que os sonhos não nascem prontos. É um processo evolutivo.

A história é um campo de possibilidades. Portanto, a aparição dos raios solares depende de uma visão pluralista e, essa visão, independe de circunstâncias externas, somente de você, do seu desejo de rever-se, de mudar-se e ir de encontro ao sol, ao sol que está dentro de ti.

Em suma, você é esse sol...

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 16/07/2013
Código do texto: T4389688
Classificação de conteúdo: seguro