O PLEBISCITO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

O governo quer saber o que a plebe quer. E o que a plebe não quer, também? Pois eu acho que sei o que o povo quer. Ou não quer. E essa minha leitura foi feita nos cartazes empunhados nas manifestações populares, em praça pública, para todo o mundo ver. Só os políticos não viram? A palavra povo, aqui, não inclui políticos, privilegiados ou apadrinhados.

O povo não quer só comida. O povo não quer imunidade parlamentar. O povo não quer impunidade. O povo não quer a FAB (Farra Aérea Brasileira). O povo não quer estádios padrão FIFA em detrimento de suas necessidades básicas. O povo não quer obras monumentais, quer obras funcionais. O povo não quer número astronômico de cargos em comissão. O povo quer transparência nos gastos públicos, sem gatos do dinheiro público. O povo quer segurança pública. O povo quer educação, saúde com infraestrutura, transporte público decente. O povo não quer pacotes de bondade, pois o administrador público, por sinal muito bem remunerado, não faz mais do que sua obrigação, quando faz. O povo não quer saber de propinas por debaixo do pano nem de obras superfaturadas. O povo não aguenta mais pagar tanto imposto, direto ou indireto, nem tantas taxas e tarifas, praticamente sem retorno. Inflação, então... O povo não quer a indústria da seca nem a indústria das multas. O povo não quer bolsas, quer ser reembolsado com serviços públicos socializados, e de qualidade. O povo quer políticos que vejam, escutem e sintam o drama da população, ajam e falem menos. O povo está cheio de blá-blá-blá. O povo, na prática, não quer saber de vieses ideológicos. O povo quer que todos sejam iguais perante a lei. O povo quer que os legisladores parem de legislar em causa própria, aumentar geometricamente seus vencimentos, e dos demais poderes, e de agregar sempre mais vantagens e mordomias. O povo não quer saber de nepotismo e favorecimentos sob a forma de barganha. Enfim, o povo quer caráter e compostura.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 15/07/2013
Código do texto: T4388782
Classificação de conteúdo: seguro