IX FESTA TANABATA MATSURI

Conta a lenda chinesa que uma princesa e um camponês se apaixonaram perdidamente um pelo outro.

O pai da jovem, contrário à união dos dois, transformou-os nas estrelas Veja e Altair.

Por causa disso, a mocinha ficou muito triste e o pai a fim de, alguma forma, reparar o mal que fizera, permitiu que uma vez por ano os enamorados se encontrassem, com a condição de atenderem aos pedidos vindos da Terra, que seriam escritos pelos seres humanos em tirinhas de papel amarradas nas hastes de bambu.

Nesse final de semana, aqui em Santo André/SP, a comunidade de origem japonesa realizou a festa em comemoração ao encontro anual daqueles lendários amantes.

A Secretaria de Cultura do Município nos convidou e nós fomos assistir ao espetáculo que além das comidas típicas tradicionais do Japão, inclui as especialidades derivadas de milho, fazendo a integração pela mistura de culturas que caracteriza o nosso povo.

No meio da rua, no palanque armado na praça ou na sede da Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai Santo André, assistimos às apresentações de danças tradicionais, taiko (aquele tamborzão de sonoridade marcante), ao desfile das figuras do dragão e do leão, ouvimos músicas cantadas e acompanhadas pelos shamisen (aqueles instrumentos de corda, semelhantes ao banjo, que se toca com auxílio de palheta), vimos origami (que são aquelas figurinhas feitas de papel dobrado), ikebana (que são arranjos florais) e barracas onde as pessoas, muitas pessoas, admiravam e adquiriam as peças feitas de pano, papel, madeira, etc. e que pararam para assistir ao espetáculo de canto de uma professora e duas meninas suas alunas.

Apesar de não acreditar na lenda, ou na eficácia da tirinha de papel, claro que colocamos nossos pedidos nas hastes do bambu, afinal estávamos participando de uma festa, belíssima em todos os sentidos.