O QUE A COMISSÃO DA VERDADE NÃO QUER SABER...
Com meus setenta anos de vida, em diferentes atividades e profissões,conforme informa o <perfil>,do recanto das letras, quero,antecipadamente,esclarecer que não tenho vínculo partidário algum e até para meus mais íntimos digo que minha profissão atual é de “observador da natureza”.
É lógico que não existe esta curiosa e grotesca profissão,mas ainda corre em minhas veias os dez anos de jornalismo que passei em São Paulo,em jornais de grande importância.Lembrando  que  um dia de 1995, na 5ª. Avenida em Nova Iorque,pedi ao jornaleiro “O ESTADO DE S.PAULO”. Com naturalidade o jornaleiro entregou o “JORNALÃO”,do dia,para meu espanto e de meu filho que me acompanhava.Muita emoção,naquele momento!!Na época da chamada “Revolução de 64” cobri dia e noite o DOPS, que fazia a chamada “caça às bruxas”... Cumpri rigorosamente o meu dever,como repórter...O jornalista não entra no mérito do fato, mas só lhe resta dar a notícia. Foi o que aconteceu e neste só agora no “recanto das letras” até cheguei a comentar alguns fatos...outros ainda virão!!O reporter virou comentarista.
Uma coisa que me incomoda –como homem de imparcialidade incomum,diante do fato político e social – foi exatamente o que ocorreu em junho ultimo,quando a população brasileira,ordeira e disciplinada,após ver e sentir os absurdos dos “inquilinos”do poder,(incluem-se,o Executivo, o Senado e a Câmara dos deputados),serem surpreendidos por um movimento de jovens que espontaneamente saíram as ruas e praças para protestar contra uma série de irregularidades em vários setores da administração em vários níveis,deixando todos perplexos.O gigante acordou...e como acordou. Exigindo aquilo que há anos não lhes eram fornecidos como serviços de saúde,melhorias nos transportes,engavetamento da chamada PEC-37,que impedia aos membros do Ministério Público realizarem investigação,(recorde-se aí,que a PEC  surgiu no Congresso após o julgamento do “mensalão”,após denúncia formal do Procurador Geral da República,contra quadrilhas escondidas nos escaninhos do governo do ex-presidente Lula.
 
Por outro,  a COMISSÃO DA VERDADE, por seus membros, não quer saber,é que a Revolução de 64 surgiu exatamente com o movimento popular,igual ao que ocorreu em junho,contra o ex-presidente João Goulart, que perdeu a legitimidade de governança e na praça Mauá,em rede de televisão, fez discurso inflamado e comprometedor à ordem do País,quando dizia: “sargentos tomem os quartéis,marinheiros assumam os navios...” etc. Ora, isso,pegou mal e violentava os princípios de qualquer organização social e militar,onde nesta última,em especial,sempre prevale a “hierarquia e a disciplina”.ISTO EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO. Deu no que deu. Alguns radicais minoritários das Fôrças Armadas,convenhamos, no transcorrer dos anos, partiram para o revide nada democrático, ante assaltos a bancos, guerrilhas, atentados, seqüestros, onde se encontravam também os mais radicais da chamada “esquerda-revolucionária”...  A ação é igual a reação,igual e contrária...Nesta se encontrava até a atual presidente do País, Dilma Rousseff, que “amarelou” quando recente tomou ciência desse enorme movimento,sem partidos e lideranças  incluindo contra os enormes gastos das Copas das Confederações e do Mundo.O País do futebol rebelou-se com as vultosas quantias colocadas para esses estádios.O governo queria naturalmente tomar proveito disso,no velho e velhaco brocardo “Panis et circus”. NÃO DEU CERTO.Enquanto dona Dilma olhava na popa da nau presidencial para 2014, tropeçou nesta passeata monumental de milhões de indignados...Caiu vertiginosamente nas pesquisas,com as quais dormia em sua cabeceira,todas as noites...Suas declarações em rede pela TV em nada ajudaram...Pelo andar da carruagem a eleição de 2014 já estaria perdida,com a vertiginosa queda de popularidade,eis que a inflação encheu de coragem a todos os manifestantes...Os norte-americanos dizem que o órgão mais sensível do homem é o bolso...Todos os políticos estão preocupados. As propostas iniciais da presidente, tendo ao lado um vice-presidente – reconhecidamente,jurista e competente constitucionalista-não foi sequer ouvido...Deu no que deu!Quem está comandando o País de uns tempos a esta parte são os economistas de plantão.Um governo sem metas básicas de economia e finanças,com malabarismos contábeis e indigestos.O povo não se engana,senhora presidente da República...
O QUE A COMISSÃO DA VERDADE NÃO QUER SABER...e,convenhamos não é de sua competência  contabilizar as grandes benfeitorias realizadas ao povo que a REVOLUÇÃO DE 64 ,que ela(A COMISSÃO) chama de “golpe de 64”, proporcionou diversos  benefícios ao País,(com toda isenção vou parcialmente nominá-las),para aqueles que  não viveram aquela época ou que viveram mas ignoram. A saber:
VAMOS REVER UM POUCO A HISTORIA.
PARA OS QUE NÃO SABEM E OU IGNORAM:
1) Em 23 de agosto de 1968, é autorizado pelo presidente Costa e Silva a construção da ponte Rio- Niterói,tendo como Ministro dos Transportes, o coronel Mario Andreazza, e concluída em 4 de março de 1974,por empréstimo do governo inglês,tem 13,29 km de extensão e 8,83 Km sob a água,com 72 metros de altura.Era a 1ª. ponte em concreto propendido e só em 1985,passou para o 2º.lugar com a conclusão da Ponte PENANG,na Malásia.No início passavam 140 mil veículos por dia nessa obra. Os opositores,atuais “democratas” diziam que o cel. Mario Andreazza havia se enriquecido e ou locupletado nessa gigantesca obra,entretanto,ao morrer, os militares fizeram uma “vaquinha”,para enterrar o velho militar.ESTAVA POBRE,o ex-Ministro!!
2) Em meados de 1970, o País teve a televisão a cores,via EMBRATEL,com a transmissão da Copa do Mundo no México,onde o Brasil foi tricampeão. (CURIOSIDADE:quando eclodiu o movimento militar de 64,pelo general Mourão Filho,em Minas Gerais,as comunicações em geral eram precárias e em particular as dos militares que ainda usavam rádios da IIa.Guerra Mundial.Os comandantes de Exército não se comunicavam à contento.Tanto assim,que o comandante do IIo.Exército, general Kruel ainda estava indeciso,quanto ao movimento de tropas  e assim ocorria em quase todo o País.Os militares com o tempo conseguiram colocar em órbita um satélite com ajuda Exterior e foi aí que o povo brasileiro começou a ter TV a cores, existindo uma faixa especial e segura dos militares para comunicação rápida e segura pela terra,mar e ar.As Forças Armadas ganharam modernidade,em telecomunicação do Arroio ao Chuí. 
3) Em 1973 surge a Usina de Itaipu, em acordo com dois países vizinhos=Paraguai e Argentina. Essa usina era na época era a maior do mundo e até hoje está entre as primeiras,construída com mão de obra nacional e graças a diplomacia brasileira,para realizar o engajamento dos países vizinhos. Hoje, Itaipu ainda alimenta 20% da capacidade do Sudeste brasileiro e ainda entrega de graça a energia ao Paraguai. Como o Paraguai não tem industrias ou demanda energética,em troca o Brasil compra a energia não utilizada pelo Paraguai,suprindo nossas atuais necessidades e demandas.Uma grande obra,um grande empreendimento.
4) Em 28 de outubro de 1978,foi inaugurada a Rodovia dos Bandeirantes,pelo presidente Ernesto Geisel, que hoje liga São Paulo até Limeira,com 78 Km, pistas de primeiro mundo e considerada a rodovia mais avaliada pela engenharia nacional.
5) Só para concluir – quando o presidente Humberto Castelo Branco – assumiu o governo, o primeiro  da chamada “Revolução de 64”, já se falava que “ia dar aumento de soldo ou vencimento aos militares”... Não deu...continuam ainda na miséria, fazendo das “tripas o coração”. Muitos,muitos nada tiveram com os excessos cometidos na repressão- por minoritários- aos que eram contra o poder militar.O Brasil não tem tradição golpista,nem mesmo nas Forças Armadas...Estas são tradicionalmente pobres.
6) Com o fenômeno da “globalização” –essa “coisa” horrorosa,que vem passando o mundo e atinge a todos nós- os militares não tem mais MINISTÉRIOS, por razões meramente políticas e comportamentais globais,estão recolhidos em seus quartéis.(quietos).Mas quando a bomba está para explodir- certamente alguém- lembra dos que juraram a amar a pátriaservi-la e defendê-la. ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE.
7) Não gostaria de encerrar,sem prestar as minhas homenagens às famílias das vitimas da repressão que culminou em descontrole de uma situação política e social,dando no que deu,embora não reconheço legitimidade nessa tal COMISSÃO DA VERDADE.Houve excesso de ambos os lados e além o País quer PAZ e esquecer o passado.Nada de revanche.Muitos inocentes podem ter sido sacrificados,mas também nesse meio nem todos eram membros da Santa Sé.Como jornalista ouvi os dois lados e em parte ambos tinham suas razões confessáveis e inconfessáveis. Hoje,os tempos são outros.Perdoar é preciso.Reconhecer é preciso.O preço da liberdade é a eterna vigilância,aos civis e militares. ASSIM SEJA.
O QUE A COMISSÃO DA VERDADE NÃO QUER SABER