Carta à Dilma Parabenizando Pronunciamento de 21 de junho de 2013

(esclarecimento: este texto foi escrito de maneira irônica e sutil, alguns leitores estão interpretando de maneira errada.)

Parabéns senhora presidente pelo pronunciamento. Eu sabia que a senhora iria separar os arruaceiros e ouvir a voz do povo ordeiro. Foi um alívio saber que os estádios não foram construídos com o suado dinheiro de nossos impostos e sim com o de parceiros e investidores. Entendi que o governo só administrou as obras. Vai ser bom mesmo a publicação e transparência dessa contabilidade para estes investidores verem a seriedade com que o dinheiro deles foi tratado e para dissipar as dúvidas de quem estava achando que o dinheiro saia pelo "ladrão" (desculpe, mas não me contive) dos cofres públicos. Ouvi nas entrelinhas (ou seria entrepalavras?) de seu discurso que a sua vontade era improvisar e deixar a emoção e sentimentos rolarem. Então captei o seu desejo de não mais contratar milhares de médicos de outros países e investir em nossos médicos e para-médicos e toda a infra-estrutura da saúde, que hoje está relegada. Parabéns. (Lembrei dos médicos pés-descalços de Mao Tse Tung. Lembra? - não sei porque, mas a ideia talvez possa lhe servir para o preparo de enfermeiros e auxiliares. Desculpe estar divagando novamente, saindo da pauta de seu discurso presidencial). Não abrir mão do combate à corrupção, eu não entendi, mas acho que a senhora deve escolher melhor ou talvez fazer uma melhor escolha de seu staff e de quem a senhora busca conselhos. Tem gente fazendo bobagens. Abra o olho! (desculpe, sei que não são modos de falar com uma presidente). Ficou claro para mim o seu desejo de vetar o PEC-37. Mas vamos torcer para que não chegue às suas mãos, né? Os políticos do mensalão e outros condenados ou com processos de corrupção em andamento serão afastados e perderão o mandato, é isso? Não senti muita firmeza, mas pelo tom de seu discurso devo estar redondamente enganado. A justa prisão deles daria credibilidade ao seu governo, já pensou nisso?

A senhora viu que estes jovens não portavam armas e nem tiveram treinamento de combate urbano e estão fazendo uma revolução? Até chegam aos policiais com flores e alguns até se confraternizam (já tiramos as exceções, separando os arruaceiros no início de nossa conversa e de acordo com o seu probo e esclarecedor discurso - legal a foto dos jovens de 68 apoiando os jovens de 2013, a senhora gostou? ). A reforma política, as "instituições e o governo devem mudar", a senhora tocou no assunto que já se estica por um bom tempo. Faça isso acontecer, por favor. O "voto popular, base de qualquer processo democrático" parece pedir um toque de confiabilidade, tipo retorno ao voto de cédula (aquele que se conta, reconta na frente de testemunhas e podem ser arquivados em caixas lacradas - digo isso, e a senhora sabe, por causa desses hackers que invadem o sistema e muitos ficam achando que é o governo manipulando. Sabemos que não, que são estes baderneiros cibernéticos, né?. Ia só escrever algumas linhas lhe parabenizando, mas como pode ver, o seu discurso me empolgou.

Armando Valenzuela

Igarapé, 21 de junho de 2013