RETIRAR DE QUEM NECESSITA.

Possuir riqueza pelas faculdades destinadas por força da natureza é legítimo, ilegítimo é retirar da necessidade e enriquecer como ocorre na corrupção dos depositários de numerários destinados ao bem coletivo e usurpados.

Ilegítimo também, qualquer um virar as costas ao seu semelhante, negar solidariedade, fechar os olhos para a fome, que é inadmissível, para quem passa frio, para quem precisa de socorro, enfim de caridade.

São princípios óbvios, pouco praticados, mas que regulam a ordem moral de senso natural. Indigno o rico ainda que riqueza legítima que não favorece nem partilha o que tem com quem nada tem. Não estamos neste mundo só para festas e alegrias, mas para exercemos a utilidade.

Salomão foi sábio e muito rico, pediu sabedoria a Deus antes de tudo, e tudo lhe foi dado, mas ainda vigorava a escravidão formal e seus escravos foram maximamente tratados, luxuosamente, embora não tivessem o maior bem, a liberdade. Essa a grande bandeira que inscientes quiseram e ainda sonham em cassar.

Embora o capitalismo selvagem seja odiento e odioso, é "à exceção de outros sistemas" o que possibilita melhores igualdades de mercado, como ensinou Galbraith, na primeira depressão dos EUA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/07/2013
Reeditado em 12/07/2013
Código do texto: T4383393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.