SÓ QUERIA ENTENDER - II
SÓ QUERIA ENTENDER - II
Fernando Alberto Couto
Mais uma vez, Luizinho questiona sua mãe:
- Mamãe, sabe que o titio, seu irmão, é deputado federal e ganha um dinheirão?
- Sim, filho, mas não fale pra ninguém e esqueça isso, pois não quero que ninguém nos olhe de forma diferente.
- Diferente como?
- Você é muito novo pra entender essas coisas e eu já disse esqueça!
Inconformado, Luizinho insiste:
- Ora, não consigo entender, por quê vejo o papai trabalhando duro, para poder pagar o aluguel, todos os meses. Vocês nunca me levam ao cinema e quando vamos ao Shopping é só pra ver vitrines já que tudo é caro e não podemos gastar mais que o necessário. Por quê ele não ajuda a gente?
- Ora, talvez porque ele tenha muitos problemas e, na verdade, acho que, com tanto trabalho, nem lembre que existimos...
- Trabalho? Dizem que ele é um dos que menos vai ao trabalho, mas faz muitas viagens, freqüenta os melhores clubes, hotéis e restaurantes.
- Pode ser, mas agora ouvi dizer que está fazendo parte de uma comissão, para resolver o problema do congestionamento, nas grandes cidades.
- E é verdade que quando fazem essas tais comissões o governo libera um dinheiro extra aos participantes, para fazerem tudo certo.
- Dizem que sim, pois seria como um trabalho extra.
- Mas mãe, esses deputados federais não são eleitos para criarem leis e resolverem esses tipos de problemas?
- Sim
- Então, pelo que entendi é bom ser deputado, afinal eu gostaria de ganhar bastante dinheiro, ter moradia, roupa, empregados, tudo pago como uma ajuda extra, sem precisar esquentar a cabeça e, quando tivesse que trabalhar pra valer, faturar um pouco mais.
- Ora, meu filho, como em todo lugar, lá existem seres humanos e entre estes há bons e maus. Muitos dos bons são dotados de muita capacidade e tentam implantar excelentes soluções que custariam pouco e serviriam até de exemplo pra muitos seres humanos e outros países, mas é difícil agradar a todos (sindicatos e algumas entidades, entre as quais existem as que não são muito chegadas ao trabalho, etc.) e quem quer conquistar “cargos” lucrativos, tem que agradar muitos. Por isso, durante campanhas e greves, você ouve muitas promessas impossíveis de serem cumpridas.
- Agora entendo a razão de lutas, pela direção de sindicatos, às vezes com ameaças e até mortes. Ouvi dizer que no Sindicato dos Motoristas de São Paulo, suspenderam uma eleição, porque a briga acabou em tiroteio. Mamãe, qualquer um pode participar de qualquer sindicato, como nesse caso dos motoristas?
- Não, filho...Sindicado de Professores é só professores, de Barbeiros é só barbeiros, etc...
- Então, me explica uma coisa: Motoristas têm permissão para usar armas de fogo?
- Luizinho, por favor, eu já disse que você é pequeno pra entender essas coisas e não quero que toque nesses assuntos, principalmente não fale mais nada sobre seu tio e se continuar vai se arrepender! Não quero te bater!
- Está bem, mamãe, vou pro quarto estudar. Aliás, coisa que nunca soube que o titio tenha feito. Mas acabou o assunto, vamos cuidar da nossa vida. Tá? Eu só queria entender...
SP – 11/08/13