Gosto de ti...

A facilidade nos relacionamentos actuais faz com que a minha geração e quiçá outras, se surpreendem para não dizer, se escandalizem com os namoros de agora. Se é que se pode chamar namoro a um modo de encarar a vida a que chamam curtir.

Mas segundo eles, namoro é uma coisa e curtir é outra. Namoro é uma coisa mais séria, muito embora não se possa comparar com o antigamente. Curtir é viver a vida sem compromissos, numa alegre descontracção em que uma relação pode atingir o clímax e acabar numa só noite.

Hoje em dia pode-se encontrar uma companheira/o e passado umas horas já se beijam como se conhecessem há tempos, resultado de uma atracção física e hormonas em alvoroço, que faz com que a paixão tome conta destes seres sem responsabilidade e por vezes sem qualquer cuidado.

Beijar em plena rua já não escandaliza ninguém, fartos do vermos isso no cinema e televisão, se bem que, eu não entenda o propósito exagerado dos beijos nas novelas. Onde a demora exagerada do acto me fazia questionar se seria para as pessoas aprenderem. Estou a falar de há trinta anos atrás, porque hoje graças a Deus, já se valoriza mais a história do que a cena da “beijoquisse”.

Na altura a que me refiro, vivia comigo avó da minha mulher que ficava muito escandalizada sempre que via esse tipo de beijo e dizia: «Olhem para aquela pouca vergonha!... São umas porcas, só a lamberem-se». Não me lembro de ela a eles chamar porcos, vá se lá saber porquê?

Assim como, cheia de orgulho dizer que nunca viu o marido nu e nem ele a ela. Mesmo assim teve oito filhos. Era assim o recato da época, com exageros que nos surpreendem agora. Mas é assim, passou-se dos oito aos oitenta.

Já lá vão uns anitos, ainda a minha filha fazia aquelas perguntas que me deixavam por vezes a gaguejar, visitámos a casa de uma pessoa amiga, na minha aldeia natal. No Hall de entrada, a par de quadros encontrava-se um prato em loiça regional com o seguinte escrito: GOSTO DE TI PORRA!!!

Há pergunta da minha filha o que queria dizer aquela frase, respondi: «É a mais linda declaração de amor que se pode dizer por estes lados».

Lorde
Enviado por Lorde em 11/07/2013
Código do texto: T4382118
Classificação de conteúdo: seguro