Epígrafe:
"Ser criança é saber conservar a pureza,a sinceridade e verdade de Deus."Téka Castro
Pensando em monografia para uma colega,penso o que e como fazer,até procuro estudar sem está estudando na área,sou voluntária de sonhos alheios,meu diploma será a vivência de saber compartilhar.Por isso,dedico este texto aos meus professores, do pré a universidade,aos meus pais, e família,que são meus pingos de luzes, e a colega que admiro por sua experiência de vida e fé em Deus,Eliana Freire de Oliveira.(Será a primeira vez que ajudarei alguém a montar uma monografia, a Eliana, merece e terá uma boa nota).
Bem,mas o que é este raio de monografia que deve ser apresentada num finalde curso?
Para que dissertar um assunto que muitos já tentaram,outros simplesmente plagiaram,e outros ainda copiaram sem se preocupar em observar as entrelinhas?
Nessa hora,onde discutir os problemas de aprendizagem,que sempre existiram ,é fundamental para a educação tanto digital, como a tal educação inclusiva.
As crianças, mesmo aquelas que têm algum problema de aprendizagem,sabem mexer nas principais tecnologias que hoje temos, mas ao pegarem no lápis e segurá-lo na intenção da escrita,parece que some a coordenação, a forma bastão de escrever émais fácil, manuscrever,desenhar uma letra,parece complicado nos dias atuais, eu sinceramente,sempre pedi aos meus filhos que escrevessem no manuscrito e corretamente. Até a mais nova, hoje com 10 anos, forcei a barra,as educadoras e até a coordenadora da EMEF Mário Schonberg, me chamou,pois eu estaria contradizendo as atuais conjuturas educacionais,será???
Bem,hoje ela escreve de ambas formas, e o Manú, que apresentou em teste THDA, hoje tenta escrever com a grafia bastão,mas ele quando escreve manuscritamente, tem uma grafia linda.
Mas, voltando a citar sobre a questãodas aprendizagens, temos hoje uma inclusão falsificada,bem se fala tanto na educação inclusiva, mas na verdade, se coloca as crianças numa sala de quase 40 alunos, e exige do professor trabalhar com apostilas e outros materiais que são mais complexos, fico de olhar perplexo para a situação.
Nós educadores,desconhecemos a Lei da Inclusão http://www.riachaonet.com.br/lei-da-inclusao-nas-escolas-deve-ser-implantada-ate-abril-de-2012.html/ e para aqueles que querem conhecer mais http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&q=nova+lei+da+inclusao+escolar&oq=nova+lei+da+inclusao+escolar&gs_l=hp.3...18206.29653.2.30588.28.22.0.6.6.0.286.4675.0j7j15.22.0...0.0.0..1c.1.17.hp.DmJwCil8FlE&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48705608,d.dmg&fp=17362fd6494020c4&biw=1280&bih=699,além é claro dos distúrbios de aprendizagem, para saber mais http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&q=dist%C3%BArbios+de+aprendizagem&oq=dist%C3%BArbios+de+&gs_l=serp.1.0.0l10.68815.73408.1.76340.14.10.0.4.4.0.220.1922.0j8j2.10.0...0.0.0..1c.1.17.serp.rHE8NRjCcMo&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&fp=17362fd6494020c4&biw=1280&bih=699 .
Bem sendo assim,compartilho com amigos,leitores,professores,e outros agentes que é muito difícil incluir,já temos a inclusão social,muitas vezes,lembrado e bem lembrado na Novela Carrossel, o Cirilo,estudando numa escola de ricos, e sem contar que ele gosta de uma menina além de rica, branca,e que o despreza, isso infelizmente acontece em várias escolas, ou melhor na nossa Sociedade em geral.
Somos,pessoas já inclusas na vida,por Deus, fazemos parte de algo notável, nossas digitais são diferenciadas,e nosso modo de ver o mundo, também. Somos seres que temos que pensar,racionalizar, vivenciar e exemplifiacar,sei que é difícil para nós,pais e educadores de crianças com distúrbios de aprendizagem,não existe no Brasil,um convênio entre a Educação e a Saúde, ou seja,ocorre fechamento de instituições como a APAE,e outras, e de que forma poderemos ajudar?
Não existe na escola um psicólogo que atenda as crianças,os pais e os professores da rede para que haja melhor produção em sala de aula.
Temos, nós professores,que inventar condições,mas também somos seres humanos, passíveis de erros,e de argumentos muitas vezes desnecessários.
Por exemplo, eu sei que briguei,fiquei com raiva até da professora Val, História, que deu zero para o meu filho,ele é inteligente,mas com THDA,não gosta muito da escrita,bem contrário da mãe que é uma escritora. Sei que até para ela foi difícil, pois a coordenação deveria passar mais sobre as leis de inclusão e auxiliar aos professores e alunos,principalmente da 5ªD/2012 - EE Prof. Dr. Lauro P Travassos,para a situação, já que na sala haviam outras crianças, com problemas mais sérios de aprendizagem.
Nas séries iniciais é mais fácil detectar uma criança com um distúrbio,ou um problema de aprendizagem,já quando esta criança entre em outras séries,já com vários professores, cada um pensando por si, temos que nos ajudar.Sem contar,a necessidade dos pais compartilharem mais este desenvolvimento,pois hoje a família também deixa a desejar, deixa a criança,e nem em reunião de pais vai.Aprendi a admirar o CEAP-Pedreira,por que lá exigem a presença dos pais nas reuniões dos meninos,pois é uma instituição da Opus Dei, que auxiliam muito a aprendizagem profissional dos meninos e da própria família.
Assim,como concluir a situação da aprendizagem na conjuntura que estamos???definir,só com os comentários que aqui chegarem,e é claro, nós educadores, procurarmos aprender mais,e saber conviver com tudo,aprender a superar, como a palestrante Maria de Dolores Fortes, e a admirável Mara Gabrilli,que são vitoriosas, sem contar de autores com síndrome de Down e o próprio Felipinho, do TELETON.
Superar é a medida que temos para entender o que é esta situação.Claro,que temos que pedir a ajuda aos profissionais como neuropediatras,que no Brasil,está faltando, psiquiatras infantis, e psicopedagogos que muitas vezes,só investem na escola particular,e na SEE/SP e na rede municipais não temos.Temos uma PCONP de Inclusão, como na Sul1, a Edwiges, mas e aí???Não vi nenhum diálogo a mais com peb II,e não vi ainda uma reunião chamando pais dessas crianças,está na hora de mudarmos e muito.
Saber,aprendermos com estas pessoas.Quem sabe assim,solucionaremos melhor os problemas em sala de aula, e em nós mesmos.
Aos meus colegas educadores,a minha família,as crianças e a DEUS,meu agradecimento.
São Paulo, 10 de Julho de 2013. 10:35 h - Dia ensolarado. Manhã friazinha de inverno.
"Ser criança é saber conservar a pureza,a sinceridade e verdade de Deus."Téka Castro
Pensando em monografia para uma colega,penso o que e como fazer,até procuro estudar sem está estudando na área,sou voluntária de sonhos alheios,meu diploma será a vivência de saber compartilhar.Por isso,dedico este texto aos meus professores, do pré a universidade,aos meus pais, e família,que são meus pingos de luzes, e a colega que admiro por sua experiência de vida e fé em Deus,Eliana Freire de Oliveira.(Será a primeira vez que ajudarei alguém a montar uma monografia, a Eliana, merece e terá uma boa nota).
Bem,mas o que é este raio de monografia que deve ser apresentada num finalde curso?
Para que dissertar um assunto que muitos já tentaram,outros simplesmente plagiaram,e outros ainda copiaram sem se preocupar em observar as entrelinhas?
Nessa hora,onde discutir os problemas de aprendizagem,que sempre existiram ,é fundamental para a educação tanto digital, como a tal educação inclusiva.
As crianças, mesmo aquelas que têm algum problema de aprendizagem,sabem mexer nas principais tecnologias que hoje temos, mas ao pegarem no lápis e segurá-lo na intenção da escrita,parece que some a coordenação, a forma bastão de escrever émais fácil, manuscrever,desenhar uma letra,parece complicado nos dias atuais, eu sinceramente,sempre pedi aos meus filhos que escrevessem no manuscrito e corretamente. Até a mais nova, hoje com 10 anos, forcei a barra,as educadoras e até a coordenadora da EMEF Mário Schonberg, me chamou,pois eu estaria contradizendo as atuais conjuturas educacionais,será???
Bem,hoje ela escreve de ambas formas, e o Manú, que apresentou em teste THDA, hoje tenta escrever com a grafia bastão,mas ele quando escreve manuscritamente, tem uma grafia linda.
Mas, voltando a citar sobre a questãodas aprendizagens, temos hoje uma inclusão falsificada,bem se fala tanto na educação inclusiva, mas na verdade, se coloca as crianças numa sala de quase 40 alunos, e exige do professor trabalhar com apostilas e outros materiais que são mais complexos, fico de olhar perplexo para a situação.
Nós educadores,desconhecemos a Lei da Inclusão http://www.riachaonet.com.br/lei-da-inclusao-nas-escolas-deve-ser-implantada-ate-abril-de-2012.html/ e para aqueles que querem conhecer mais http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&q=nova+lei+da+inclusao+escolar&oq=nova+lei+da+inclusao+escolar&gs_l=hp.3...18206.29653.2.30588.28.22.0.6.6.0.286.4675.0j7j15.22.0...0.0.0..1c.1.17.hp.DmJwCil8FlE&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48705608,d.dmg&fp=17362fd6494020c4&biw=1280&bih=699,além é claro dos distúrbios de aprendizagem, para saber mais http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&q=dist%C3%BArbios+de+aprendizagem&oq=dist%C3%BArbios+de+&gs_l=serp.1.0.0l10.68815.73408.1.76340.14.10.0.4.4.0.220.1922.0j8j2.10.0...0.0.0..1c.1.17.serp.rHE8NRjCcMo&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&fp=17362fd6494020c4&biw=1280&bih=699 .
Bem sendo assim,compartilho com amigos,leitores,professores,e outros agentes que é muito difícil incluir,já temos a inclusão social,muitas vezes,lembrado e bem lembrado na Novela Carrossel, o Cirilo,estudando numa escola de ricos, e sem contar que ele gosta de uma menina além de rica, branca,e que o despreza, isso infelizmente acontece em várias escolas, ou melhor na nossa Sociedade em geral.
Somos,pessoas já inclusas na vida,por Deus, fazemos parte de algo notável, nossas digitais são diferenciadas,e nosso modo de ver o mundo, também. Somos seres que temos que pensar,racionalizar, vivenciar e exemplifiacar,sei que é difícil para nós,pais e educadores de crianças com distúrbios de aprendizagem,não existe no Brasil,um convênio entre a Educação e a Saúde, ou seja,ocorre fechamento de instituições como a APAE,e outras, e de que forma poderemos ajudar?
Não existe na escola um psicólogo que atenda as crianças,os pais e os professores da rede para que haja melhor produção em sala de aula.
Temos, nós professores,que inventar condições,mas também somos seres humanos, passíveis de erros,e de argumentos muitas vezes desnecessários.
Por exemplo, eu sei que briguei,fiquei com raiva até da professora Val, História, que deu zero para o meu filho,ele é inteligente,mas com THDA,não gosta muito da escrita,bem contrário da mãe que é uma escritora. Sei que até para ela foi difícil, pois a coordenação deveria passar mais sobre as leis de inclusão e auxiliar aos professores e alunos,principalmente da 5ªD/2012 - EE Prof. Dr. Lauro P Travassos,para a situação, já que na sala haviam outras crianças, com problemas mais sérios de aprendizagem.
Nas séries iniciais é mais fácil detectar uma criança com um distúrbio,ou um problema de aprendizagem,já quando esta criança entre em outras séries,já com vários professores, cada um pensando por si, temos que nos ajudar.Sem contar,a necessidade dos pais compartilharem mais este desenvolvimento,pois hoje a família também deixa a desejar, deixa a criança,e nem em reunião de pais vai.Aprendi a admirar o CEAP-Pedreira,por que lá exigem a presença dos pais nas reuniões dos meninos,pois é uma instituição da Opus Dei, que auxiliam muito a aprendizagem profissional dos meninos e da própria família.
Assim,como concluir a situação da aprendizagem na conjuntura que estamos???definir,só com os comentários que aqui chegarem,e é claro, nós educadores, procurarmos aprender mais,e saber conviver com tudo,aprender a superar, como a palestrante Maria de Dolores Fortes, e a admirável Mara Gabrilli,que são vitoriosas, sem contar de autores com síndrome de Down e o próprio Felipinho, do TELETON.
Superar é a medida que temos para entender o que é esta situação.Claro,que temos que pedir a ajuda aos profissionais como neuropediatras,que no Brasil,está faltando, psiquiatras infantis, e psicopedagogos que muitas vezes,só investem na escola particular,e na SEE/SP e na rede municipais não temos.Temos uma PCONP de Inclusão, como na Sul1, a Edwiges, mas e aí???Não vi nenhum diálogo a mais com peb II,e não vi ainda uma reunião chamando pais dessas crianças,está na hora de mudarmos e muito.
Saber,aprendermos com estas pessoas.Quem sabe assim,solucionaremos melhor os problemas em sala de aula, e em nós mesmos.
Aos meus colegas educadores,a minha família,as crianças e a DEUS,meu agradecimento.
São Paulo, 10 de Julho de 2013. 10:35 h - Dia ensolarado. Manhã friazinha de inverno.